Brasil

Meteorologia prevê mais chuvas para o Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as ocorrências mais relatadas foram destelhamento e alagamento de casas, queda de árvores e postes e falta de energia elétrica


	Chuvas: segundo a Defesa Civil, as ocorrências mais relatadas foram destelhamento e alagamento de casas, queda de árvores e postes e falta de energia elétrica
 (Paulo Pinto/ Fotos Públicas)

Chuvas: segundo a Defesa Civil, as ocorrências mais relatadas foram destelhamento e alagamento de casas, queda de árvores e postes e falta de energia elétrica (Paulo Pinto/ Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2016 às 15h49.

As chuvas e a queda de granizo que atingiram o Rio Grande do Sul entre a noite de ontem (13) e a madrugada de hoje (14) causaram estragos em pelo menos 20 municípios.

Segundo a Defesa Civil, as ocorrências mais relatadas foram destelhamento e alagamento de casas, queda de árvores e postes, falta de energia elétrica e danos a plantações. Meteorologistas estão prevendo mais chuvas e granizo para as próximas horas.

As cidades do norte do estado foram as mais afetadas. Em Água Santa e Igrejinha, a Defesa Civil registrou 100 casas e edificações danificadas em cada município. Em alguns pontos da cidade de Não-Me-Toque, também na região norte, o acúmulo de gelo chegou a atingir meio metro.

A região metropolitana de Porto Alegre também foi afetada. As chuva e o granizo em Canoas, Nova Santa Rita, Alvorada, Viamão e na capital gaúcha foram "de intensidade sem precedentes na memória das últimas décadas", segundo o meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia.

Defesa civil

Apesar dos estragos causados pelo granizo, não foram registrados casos de pessoas feridas pelo fenômeno. A Defesa Civil está fazendo novos levantamentos de danos e distribuindo lonas a quem teve casas danificadas.

A MetSul Meteorologia informou que novas tempestades devem atingir as regiões metropolitana, central e norte do Rio Grande do Sul nas próximas horas. A chuva intensa poderá ser acompanhada de raios e de novas ocorrências de granizo.

Com a previsão de temporais, a Defesa Civil emitiu um alerta à população para evitar novos acidentes. O órgão orientou que as famílias que tiveram telhas danificadas não subam no telhado para realizar consertos enquanto o tempo se mantiver instável. Além disso, a Defesa Civil pediu que as pessoas evitem buscar abrigo sob árvores e placas de propaganda e não atravessem áreas inundadas a pé ou de carro.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasMeteorologiaRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado