Ciência

Meteoro traz brilho verde ao céu dos EUA; veja o vídeo

A bola de fogo estava a uma velocidade de mais de 60 mil km/h e se desintegrou cerca de 30 quilômetros acima do Lago Michigan

Marina Demartini

Marina Demartini

Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 16h34.

Última atualização em 7 de fevereiro de 2017 às 16h35.

São Paulo – O céu do meio oeste americano ganhou um brilho diferente nesta madrugada: uma bola de fogo esverdeada foi avistada em diversas cidades da região, por volta da 1h30 desta terça-feira, no horário local (5h30 em Brasília).

A Sociedade Americana de Meteoros afirma que recebeu mais de 350 relatórios de pessoas que viram o meteoro passar pelo céu. A maioria das testemunhas são dos estados de Wisconsin e Illinois. Porém, até alguns cidadãos do estado de Nova York reportaram o evento.

O objeto estava a uma velocidade de mais de 60 mil km/h e se desintegrou cerca de 30 quilômetros acima do Lago Michigan, disse William Cook, especialista em meteoros da Nasa, em entrevista ao jornal The New York Times.

Segundo ele, ao se despedaçar, o meteoro emitiu sons de baixa frequência que foram registrados na província de Manitoba, no Canadá – região localizada cerca de 965 quilômetros do Lago Michigan. Cook também conta que a explosão da bola de fogo liberou energia igual a pelo menos 10 toneladas de TNT.

Moradores em Wisconsin relataram ouvir um estrondo na madrugada de segunda-feira para terça-feira, de acordo com a CNN. A meteorologista do Serviço Nacional de Clima, Sarah Marquardt, disse ao site da emissora que o som pode ter sido causado pela entrada no meteoro na atmosfera da Terra.

A explicação da cor esverdeada do objeto pode estar na sua composição. Certos elementos químicos apresentam cores diferentes quando vaporizados – o magnésio, por exemplo, geralmente revela uma cor azulada-esverdeada. Porém, como os cientistas não encontraram os restos do meteoro, não é possível saber qual era a sua composição.

Michael Hankey, da Sociedade Americana de Meteoros, disse ao NYT que esse tipo de meteoro adentra a atmosfera do nosso planeta todos os dias. No entanto, eles aparecem em áreas povoadas dos Estados Unidos poucas vezes ao ano.

No vídeo abaixo é possível ver o objeto atravessando o céu. Ele foi captado por uma câmera dentro de um carro policial na cidade de Lisle, no estado de Illinois.

Acompanhe tudo sobre:AstronomiaChuva de meteorosNasa

Mais de Ciência

Mudanças climáticas podem trazer efeitos catastróficos para a Antártica, alertam cientistas

Nasa pode ter matado seres vivos em Marte durante missão espacial, diz cientista

Cientistas descobrem que humanos na era do gelo usavam material inusitado para fabricar agulhas

Medicamento usado para tratamento de esquizofrenia pode revolucionar tratamento do Alzheimer