Ciência

Meteoro explode em Brasília e gera bola de fogo no céu; veja vídeo e entenda o fenômeno

O vídeo que circula nas redes sociais gerou curiosidade e especulação sobre o que, de fato, acontecia no céu

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de junho de 2025 às 11h34.

Tudo sobreMeteoritos
Saiba mais

Na noite de segunda-feira, 23, o céu de Brasília assustou moradores. Uma "bola de fogo" riscou o céu da capital federal e iluminou a noite por alguns segundos.

A imagem foi registrada às 23h por uma câmera de monitoramento, instalada pelo entusiasta Matheus Queiroz, morador do Gama, no Distrito Federal. O vídeo que circula nas redes sociais gerou curiosidade e especulação sobre o que, de fato, acontecia no céu. E a resposta é previsível: trata-se de um meteoro que explodiu na atmosfera.

yt thumbnail

O fenômeno foi analisado pelo pesquisador e professor de astronomia da Universidade de Brasília (UnB), Adriano Leonês, ao g1. Segundo o especialista, o fenômeno se trata de um bólido, um tipo de meteoro que, ao entrar na atmosfera, pode explodir, criando um espetáculo luminoso impressionante.

NASA eleva risco de Asteroide 2024 YR4 atingir a Lua em 2032 — e impacto ainda ameaça vida na Terra

O pesquisador detalha que, ao entrar na atmosfera, o meteoro aquece a ponto de seus componentes voláteis, e até mesmo combustíveis internos, causarem uma explosão. Esse processo gera a luz intensa que se observa no vídeo gravado por Queiroz.

Esse tipo de meteoro não é raro, mas a explosão visível a olho nu, especialmente em áreas urbanas, sempre chama a atenção.

Bola de fogo no céu

O fenômeno, que é registrado com certa frequência, pode gerar uma explosão tão intensa que, em muitos casos, é possível observar uma bola de fogo durante a sua passagem. Esses eventos ocorrem quando o meteoro é composto por materiais que, ao atingir a atmosfera a altas velocidades, começam a se incendiar.

O vídeo registrado por Queiroz tornou-se viral. O momento foi analisado por especialistas e virou ponto de interesse para quem acompanha os fenômenos naturais no céu.

Acompanhe tudo sobre:MeteoritosChuva de meteorosAstronomia

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos