Ciência

Uso de máscara pode reduzir carga viral e gravidade de covid, diz estudo

A exposição ao coronavírus usando máscaras pode acabar aumentando a imunidade coletiva

Máscaras: uso da proteção pode acabar diminuindo efeitos do coronavírus em casos de contaminação (Bloomberg Creative/Getty Images)

Máscaras: uso da proteção pode acabar diminuindo efeitos do coronavírus em casos de contaminação (Bloomberg Creative/Getty Images)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 7 de agosto de 2020 às 12h23.

Última atualização em 10 de agosto de 2020 às 15h15.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que as máscaras contra o coronavírus fazem muito mais do que só proteger as pessoas das gotículas contaminadas pelo vírus.

De acordo com os pesquisadores, as máscaras também são capazes de reduzir a carga viral a qual os indivíduos têm contato e, caso não sejam o suficiente para evitar uma infecção, podem ajudar na redução dos sintomas e até mesmo da gravidade da doença.

 

Ao utilizar a máscara, por exemplo, uma pessoa que for contaminada apesar disso tem mais chances de ser assintomática, ou seja, de não apresentar nenhum dos sintomas da covid-19.

A análise, feita pelos médicos Monica Gandhi e Eric Goosby, da Universidade da Califórnia, e Chris Beyrer, da Universidade Johns Hopkins, foi feita com base no estudo de diversos casos.

A conclusão é que a exposição ao coronavírus usando máscaras pode acabar aumentando a imunidade coletiva exatamente pela redução da propagação da doença.

Acompanhe tudo sobre:DoençasCoronavírusPandemia

Mais de Ciência

Fenômeno que matou 4 milhões de animais no Pacífico pode retornar — e mais agressivo desta vez

Nasa: pela 1ª em mais de 60 anos, mulheres são maioria em turma de astronautas

Wegovy em comprimido? Semaglutida oral tem sucesso na perda de peso, diz estudo

Último eclipse solar de 2025 ocorrerá neste fim de semana; saiba como assistir e o melhor horário