Ciência

Lua, Júpiter e Saturno ficam juntos no céu hoje; veja como assistir

Fenômeno será o primeiro desde 2000 e o mais próximo da Lua desde 1623

Lua: planetas, que ficarão bem parecidos a duas estrelas brilhantes, podem ser vistos, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos (Alexander Rieber/Getty Images)

Lua: planetas, que ficarão bem parecidos a duas estrelas brilhantes, podem ser vistos, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos (Alexander Rieber/Getty Images)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 20h35.

Última atualização em 22 de outubro de 2020 às 20h53.

Júpiter e Saturno estarão bem próximos à Lua na noite desta quinta-feira, 22. Os planetas, que ficarão bem parecidos a duas estrelas brilhantes, podem ser vistos, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos.

Para quem não pode fugir da cidade, uma dica é baixar um aplicativo no celular que consiga localizar no céu o fenômeno. Assim, você pode salvar tempo e não precisa se preocupar se está olhando para o lugar errado. A vida está mais complexa, a rotina mais intensa, mas a EXAME Academy pode ajudar a manter a mente em foco 

O fenômeno será o primeiro desde 2000 e o mais próximo da Lua desde 1623. Essa é considerada uma formação fácil de detectar pois todas as três esferas estarão visíveis a olho nu. Você nem mesmo terá de ir para uma zona rural — como faria no caso de uma chuva de meteoros. Eles estarão brilhantes o suficiente para ser vistos mesmo com a forte poluição da maioria das cidades grandes.

A passagem entre a Lua e Júpiter foi às 14h12 (horário de Brasília) desta quinta-feira, não sendo visível para nós no Brasil. Às 00h42 da madrugada sexta-feira, 23, é a vez da Lua se juntar com Saturno. Infelizmente neste horário, a Lua estará abaixo da linha do horizonte. O melhor momento para olhar o fenômeno é até às 22h, quando Saturno estará à direita e acima da Lua, e Júpiter abaixo, também à direita.

    Para se atentar aos pontos cardeais, o mais indicado é que você utilize uma bússola. Para usuários de iPhone, pode ser a do próprio celular. Caso você tenha Android, o site Olhar Digital recomenda o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Também recomendam o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.

    Acompanhe tudo sobre:EspaçoLuaPlanetas

    Mais de Ciência

    Cientistas criam "espaguete" 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano

    Cientistas conseguem reverter problemas de visão usando células-tronco pela primeira vez

    Meteorito sugere que existia água em Marte há 742 milhões de anos

    Como esta cientista curou o próprio câncer de mama — e por que isso não deve ser repetido