Ciência

Lua, Júpiter e Saturno ficam juntos no céu hoje; veja como assistir

Fenômeno será o primeiro desde 2000 e o mais próximo da Lua desde 1623

Lua: planetas, que ficarão bem parecidos a duas estrelas brilhantes, podem ser vistos, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos (Alexander Rieber/Getty Images)

Lua: planetas, que ficarão bem parecidos a duas estrelas brilhantes, podem ser vistos, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos (Alexander Rieber/Getty Images)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 20h35.

Última atualização em 22 de outubro de 2020 às 20h53.

Júpiter e Saturno estarão bem próximos à Lua na noite desta quinta-feira, 22. Os planetas, que ficarão bem parecidos a duas estrelas brilhantes, podem ser vistos, principalmente, para quem estiver longe de grandes centros urbanos.

Para quem não pode fugir da cidade, uma dica é baixar um aplicativo no celular que consiga localizar no céu o fenômeno. Assim, você pode salvar tempo e não precisa se preocupar se está olhando para o lugar errado. A vida está mais complexa, a rotina mais intensa, mas a EXAME Academy pode ajudar a manter a mente em foco 

O fenômeno será o primeiro desde 2000 e o mais próximo da Lua desde 1623. Essa é considerada uma formação fácil de detectar pois todas as três esferas estarão visíveis a olho nu. Você nem mesmo terá de ir para uma zona rural — como faria no caso de uma chuva de meteoros. Eles estarão brilhantes o suficiente para ser vistos mesmo com a forte poluição da maioria das cidades grandes.

A passagem entre a Lua e Júpiter foi às 14h12 (horário de Brasília) desta quinta-feira, não sendo visível para nós no Brasil. Às 00h42 da madrugada sexta-feira, 23, é a vez da Lua se juntar com Saturno. Infelizmente neste horário, a Lua estará abaixo da linha do horizonte. O melhor momento para olhar o fenômeno é até às 22h, quando Saturno estará à direita e acima da Lua, e Júpiter abaixo, também à direita.

    Para se atentar aos pontos cardeais, o mais indicado é que você utilize uma bússola. Para usuários de iPhone, pode ser a do próprio celular. Caso você tenha Android, o site Olhar Digital recomenda o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Também recomendam o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp, que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.

    Acompanhe tudo sobre:EspaçoPlanetasLua

    Mais de Ciência

    Pesquisadores ligam intestino ao Alzheimer e mostram que dieta pode ajudar a frear inflamação

    Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

    SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

    Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos