Ciência

'Lua do Veado': entenda fenômeno astronômico e saiba como assisti-lo neste mês de julho

Nome é relacionado ao crescimento dos chifres dos cervos no início do verão no Hemisfério Norte

Lua do Veado: fenômeno astronômico será visível em todo o país na noite desta quinta-feira (Ze Martinusso/Getty Images)

Lua do Veado: fenômeno astronômico será visível em todo o país na noite desta quinta-feira (Ze Martinusso/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de julho de 2025 às 09h59.

Última atualização em 10 de julho de 2025 às 17h31.

A superlua mais aguardada do ano, conhecida como a Lua do Veado, será visível em todo o Brasil nesta quinta-feira, 10, a partir das 20h.

O fenômeno, que marca a lua cheia de julho, recebeu esse nome devido ao ciclo de crescimento dos chifres dos cervos no Hemisfério Norte, que ocorre no início do verão.

O que é a Lua do Veado?

A Lua do Veado atingirá sua plenitude no céu no final da tarde, surgindo no horizonte leste e se pondo no oeste antes do amanhecer. No Hemisfério Norte, onde as noites são mais curtas nesta época, a lua aparecerá mais baixa no céu, mesmo por volta da meia-noite.

Já no Hemisfério Sul, a lua estará em uma posição mais alta.

Segundo a Nasa, a superlua de veado recebe seu nome por coincidir com o período de crescimento dos chifres dos cervos machos.

Durante o verão no Hemisfério Norte, os chifres surgem, inicialmente cobertos por uma pele aveludada. Embora essa associação seja culturalmente relevante, o fenômeno da lua cheia não tem relação direta com o crescimento dos chifres.

Qual o horário da Lua do Veado?

De acordo com o site Star Walk, a Lua do Veado atingirá sua fase completa às 20h37 (horário de Brasília), nesta quinta, 20, mas permanecerá visível durante toda a noite, com mais de 98% de seu disco iluminado.

A próxima Lua do Veado ocorrerá somente em 29 de julho de 2026.

Este evento será visível ao longo da noite, desde que o céu esteja claro e sem obstruções. No Hemisfério Norte, neste mês, a Lua do Veado estará mais próxima do horizonte do que o usual, o que pode fazer com que ela pareça maior e altere suas cores.

Quando a lua está mais baixa no céu, sua luz atravessa uma maior quantidade de atmosfera, podendo adquirir tons de laranja, rosa ou vermelho.

A próxima lua cheia será um evento regular, como acontece todo mês. A tradição de associar fenômenos astronômicos a eventos cotidianos remonta a práticas culturais antigas, apesar de não haver nenhum acontecimento extraordinário esperado para essa data.

Acompanhe tudo sobre:LuaAstronomia

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos