Ciência

Fenômeno astronômico que não acontece desde a idade média chega neste mês

Júpiter e Saturno ficarão alinhados na noite do dia 21 de dezembro. Será o mais próximo que já ficaram em 800 anos

Júpiter e Saturno: os dois planetas se alinham a cada 20 anos. Mas neste ano, eles estarão tão próximos que parecerão um "planeta duplo" (Dneutral Han/Getty Images)

Júpiter e Saturno: os dois planetas se alinham a cada 20 anos. Mas neste ano, eles estarão tão próximos que parecerão um "planeta duplo" (Dneutral Han/Getty Images)

Mariana Martucci

Mariana Martucci

Publicado em 24 de novembro de 2020 às 15h28.

Última atualização em 1 de dezembro de 2020 às 09h53.

Júpiter e Saturno estão prestes a ficar perfeitamente alinhados na noite do dia 21 de dezembro. A última vez que eles estiveram tão próximos do ponto de vista da Terra foi há quase 800 anos, em 4 de março de 1226.

O episódio astronômico no qual os corpos celestes se alinham é chamado de conjunção. O evento que acontecerá em dezembro envolve os dois maiores gigantes gasosos em nosso sistema solar, ele ficou conhecido como a "grande conjunção", acontecendo uma vez a cada duas décadas

Como visualizar um "planeta duplo"

Na noite do solstício de verão no Brasil, Júpiter e Saturno estarão separados por uma distância igual a um quinto do diâmetro da Lua cheia, aproximadamente, parecendo formar um "planeta duplo".

Na realidade, os dois planetas estão muito mais distantes do que realmente parece — mais de quatro vezes a distância entre a Terra e o Sol. Mas, a olho nu, eles irão parecer um único ponto de luz brilhante.

Se você observar por um pequeno telescópio, Júpiter e Saturno estarão no mesmo campo de visão, junto com algumas de suas luas.

Caso você não consiga ver o acontecimento no dia 21, não se preocupe: a conjunção é um evento contínuo que vai do dia 17 a 25 de dezembro — sendo 21 o dia exato de alinhamento dos planetas.

Júpiter

Júpiter (SCIEPRO/Getty Images)

Para se atentar aos pontos cardeais, o mais indicado é que você utilize uma bússola. Para usuários de iPhone, pode ser a do próprio celular. Caso você tenha Android, o site Olhar Digital recomenda o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL, que é simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios. Também recomendam o Sky Safari, da Simulation Curriculum Corp., que está disponível em versões para Android e iOS e pode ser usado gratuitamente.

Próxima conjunção será apenas em 2080

Nos últimos 2.000 anos, esse alinhamento mais visível aconteceu apenas duas vezes entre os planetas. Um deles foi em 1623 — mas o brilho do Sol tornou impossível acompanhar.

No entanto, se você perder a conjunção rara deste ano, outra irá acontecer daqui 60 anos. Em 15 de março de 2080, Júpiter e Saturno vão ficar tão próximos quanto neste ano.

Saturno

Saturno (SCIEPRO/Getty Images)

Acompanhe tudo sobre:EspaçoPlanetasSolLua

Mais de Ciência

Pesquisadores ligam intestino ao Alzheimer e mostram que dieta pode ajudar a frear inflamação

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos