Ciência

Jornal chinês repercute estudo que encontrou coronavírus em esgoto de SC

Pesquisadores no mundo inteiro estão analisando esgoto e encontrando traços do vírus

UFSC: um estudo preliminar da Universidade Federal de Santa Catarina indica que o vírus chegou às Américas dois meses antes do que se sabia (UFSC/Divulgação)

UFSC: um estudo preliminar da Universidade Federal de Santa Catarina indica que o vírus chegou às Américas dois meses antes do que se sabia (UFSC/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2020 às 19h23.

Última atualização em 3 de julho de 2020 às 19h37.

O noticiário South China Morning Post repercutiu nesta sexta-feira a recente descoberta de que traços do vírus Sars-CoV-2, responsável pela covid-19, foram encontrados em amostras de esgoto de Florianópolis em novembro do ano passado. Um estudo preliminar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) indica que o vírus chegou às Américas dois meses antes do que se sabia, já que o primeiro caso relatado nos Estados Unidos foi em 21 de janeiro. 

O vírus, pelo que se sabe, foi descoberto na China, e se espalhou pelo mundo a partir da província de Wuhan. Porém, pesquisas semelhantes às feitas pela UFSC constataram que o vírus estava presente no esgoto de Wuhan, em outubro, e na Itália, no início de dezembro. No final de junho, cientistas da Universidade de Barcelona divulgaram que encontraram amostras do vírus em esgotos da cidade em março de 2019. Segundo o time de pesquisadores espanhóis, a descoberta foi feita em testes com amostras de esgoto para identificar a possibilidade de novos surtos virais.

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:BrasilChinaCoronavírusSanta Catarina

Mais de Ciência

Pesquisadores britânicos descobrem novo grupo sanguíneo

Há quase 50 anos no espaço e a 15 bilhões de milhas da Terra, Voyager 1 enfrenta desafios

Projeção aponta aumento significativo de mortes por resistência a antibióticos até 2050

Novo vírus transmitido por carrapato atinge cérebro, diz revista científica