Ciência

Jeff Bezos leva Capitão Kirk de 'Jornada nas Estrelas' ao espaço

William Shatner, de 90 anos, será a pessoa mais velha a ir ao espaço e deve decolar na mesma cápsula que levou o próprio Bezos em julho

New Shepard 18: equipe contará com o ator William Shatner, de 90 anos, a bordo de viagem espacial (Blue Origin/Divulgação)

New Shepard 18: equipe contará com o ator William Shatner, de 90 anos, a bordo de viagem espacial (Blue Origin/Divulgação)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 13 de outubro de 2021 às 06h00.

Última atualização em 13 de outubro de 2021 às 06h47.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

Mais um voo da Blue Origin, a empresa de exploração espacial de Jeff Bezos, decola nesta quarta-feira, 13. A bordo estará ninguém mais que William Shatnet, o ator que há 55 anos estreou como o Capitão Kirk da icônica série Jornada nas Estrelas.

Atualmente com 90 anos, Shatner se tornará o humano mais velho a ir ao espaço quando a cápsula New Shepard decolar do Texas, nos EUA, às 11h, horário de Brasília. Ele quebra o recorde de Wally Funk, pioneira da aviação de 82 anos, que esteve a bordo da primeira missão tripulada da Blue Origin.

"Eu quero ver o espaço, eu quero ver a Terra. Eu quero ter uma perspectiva que nunca me foi mostrada antes", afirmou Shatner em entrevista à rede americana CBS.

Além do ator, estarão a bordo ainda Chris Boshuizen, fundador da Planet Labs, uma companhia focada na observação da Terra, o microbiologista Glen de Vries e Audrey Powers, a primeira funcionária da Blue Origin a embarcar ao espaço.

A cápsula e a viagem são a mesma que o próprio Jeff Bezos realizou em 20 de julho, na missão tripulada de estreia de sua companhia.

Antes da viagem de Bezos e da que acontece nesta quarta, 15 voos sem qualquer pessoa a bordo foram realizados para testes. A nave New Shepard é um veículo autônomo e reutilizável, projetado para transportar pessoas e carga útil em viagens curtas.

O voo deve durar 11 minutos, com os tripulates chegando a uma altitude de 100 quilômetros, que os permitirá experienciar a gravidade zero por 4 minutos antes de uma descida amortizada por para-quedas.

Se bem sucedida, a viagem deve sair mais uma vitória de Bezos na corrida de empresas privadas pelo espaço, acelerada nos últimos meses pelo bilionário fundador da Amazon e outros, como Richard Branson, da Virgin Galactic, e Elon Musk, da SpaceX.

Acompanhe tudo sobre:Blue OriginEspaçoEspaçonavesjeff-bezos

Mais de Ciência

Cristais em forma de cogumelo revelam mistérios da Lua nas amostras da Chang’e-5

Lua entra pela primeira vez em lista de locais ameaçados pela ação humana

Aos 100 anos, funcionária de varejista diz 'não' à aposentadoria e revela segredo da longevidade

Raro alinhamento de sete planetas está previsto para 2025; veja data do fenômeno e como observá-lo