New Shepard 18: equipe contará com o ator William Shatner, de 90 anos, a bordo de viagem espacial (Blue Origin/Divulgação)
Thiago Lavado
Publicado em 13 de outubro de 2021 às 06h00.
Última atualização em 13 de outubro de 2021 às 06h47.
Mais um voo da Blue Origin, a empresa de exploração espacial de Jeff Bezos, decola nesta quarta-feira, 13. A bordo estará ninguém mais que William Shatnet, o ator que há 55 anos estreou como o Capitão Kirk da icônica série Jornada nas Estrelas.
Atualmente com 90 anos, Shatner se tornará o humano mais velho a ir ao espaço quando a cápsula New Shepard decolar do Texas, nos EUA, às 11h, horário de Brasília. Ele quebra o recorde de Wally Funk, pioneira da aviação de 82 anos, que esteve a bordo da primeira missão tripulada da Blue Origin.
"Eu quero ver o espaço, eu quero ver a Terra. Eu quero ter uma perspectiva que nunca me foi mostrada antes", afirmou Shatner em entrevista à rede americana CBS.
Além do ator, estarão a bordo ainda Chris Boshuizen, fundador da Planet Labs, uma companhia focada na observação da Terra, o microbiologista Glen de Vries e Audrey Powers, a primeira funcionária da Blue Origin a embarcar ao espaço.
#NewShepard is go for launch! The mission team has completed the Flight Readiness Evaluation prior to #NS18. This is our final meeting with the engineers and Mission Control team to ensure all systems are go for launch. A thread: pic.twitter.com/nCBmVyTh2X
— Blue Origin (@blueorigin) October 12, 2021
A cápsula e a viagem são a mesma que o próprio Jeff Bezos realizou em 20 de julho, na missão tripulada de estreia de sua companhia.
Antes da viagem de Bezos e da que acontece nesta quarta, 15 voos sem qualquer pessoa a bordo foram realizados para testes. A nave New Shepard é um veículo autônomo e reutilizável, projetado para transportar pessoas e carga útil em viagens curtas.
O voo deve durar 11 minutos, com os tripulates chegando a uma altitude de 100 quilômetros, que os permitirá experienciar a gravidade zero por 4 minutos antes de uma descida amortizada por para-quedas.
Se bem sucedida, a viagem deve sair mais uma vitória de Bezos na corrida de empresas privadas pelo espaço, acelerada nos últimos meses pelo bilionário fundador da Amazon e outros, como Richard Branson, da Virgin Galactic, e Elon Musk, da SpaceX.