Ciência

Jeff Bezos assina contrato com Pentágono para projetar foguete nuclear

A empreitada também inclui as empresas Lockheed Martin e General Atomics

Jeff Bezos, fundador da Blue Origin (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

Jeff Bezos, fundador da Blue Origin (Matthew Staver/Bloomberg/Getty Images)

O Pentágono concedeu na segunda-feira (13) à Blue Origin, empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos, um contrato de 2,5 milhões de dólares para projetar uma espaçonave movida a energia nuclear.

A agência de pesquisas do exército dos Estados Unidos (DARPA), do Pentágono, também escolheu a Lockheed Martin e a General Atomics para a primeira fase de um programa de 18 meses que deve resultar na construção da espaçonave, disse a agência americana em comunicado. 

No caso da Lockheed Martin, o contrato foi de 2,9 milhões de dólares para projetar a nave a DRACO, que fará lançamentos até à Lua; e a General Atomics, recebeu 22,2 milhões de dólares para projetar um pequeno reator nuclear para alimentar um foguete.

A DARPA quer testar a tecnologia de propulsão térmica nuclear, que usa um reator nuclear em um foguete para aquecer o combustível e impulsionar a nave além da órbita baixa da Terra.

A nova empreitada da Blue Origin pode ser encarada como resultado da dedicação exclusiva do ex-CEO da Amazon. Depois de deixar o comando da varejista no início do ano, Bezos tem focado em expandir os negócios da Blue Origin que, além da SpaceX, encara a entrada de concorrentes vindos da Ásia e Europa.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonavesjeff-bezos

Mais de Ciência

Medicamento parecido com Ozempic reduz sintomas de abstinência de cocaína, revela estudo

Arqueólogos descobrem primeira tumba de faraó em mais 100 anos

Brasil avança no uso de germoplasma e fortalece melhoramento genético

Este é o cão com a mordida mais forte do mundo – e não é o pitbull