Ciência

Já tive covid-19. Devo tomar a vacina?

A dúvida pode ser comum com o início na vacinação; 8,4 milhões brasileiros foram infectados pela doença causada pelo novo coronavírus

Turquia inicia vacinação de profissionais de saúde contra Covid-19 com aplicação de vacina CoronaVac (Murad Sezer/Reuters)

Turquia inicia vacinação de profissionais de saúde contra Covid-19 com aplicação de vacina CoronaVac (Murad Sezer/Reuters)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 17 de janeiro de 2021 às 14h57.

Última atualização em 18 de janeiro de 2021 às 19h41.

Quem já teve covid-19 precisará tomar a vacina? Essa é a pergunta que muitos se farão a partir de hoje, com a Anvisa aprovando o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.

No total, mais de 8,4 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil desde o início da pandemia -- dados oficiais que não contabilizam quem não procurou orientação médica. A doença fez 209.350 mortes no país.

A Organização Mundial da Saúde e também a CDC, o centro de prevenção e controle dos Estados Unidos, afirmam que é importante tomar a vacina mesmo que você já tenha tido a covid-19.

A CDC afirma que a recomendação é para evitar casos de reinfecção da doença, que têm aumentado com o avanço da pandemia de coronavírus no mundo, em face da ausência de tratamentos específicos para a doença e ao seu grau de infecciosidade.

Quem já teve a doença, segundo a OMS, pode querer esperar seis meses para se vacinar, dado o estoque limitado de vacinas -- mas a decisão final é individual.

A vacinação em Sâo Paulo com a Coronavac deve começar nesta semana. A vacinação com o imunizante Oxford/AstraZeneca ainda não tem previsão de início -- mas ficará pronto dentro de duas semanas, segundo reportagem publicada na Índia, de onde virão as primeirsas doses.

Vacina contra covid-19

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

 

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:VacinasCoronavírusPandemiavacina contra coronavírus

Mais de Ciência

Fenômeno que matou 4 milhões de animais no Pacífico pode retornar — e mais agressivo desta vez

Nasa: pela 1ª em mais de 60 anos, mulheres são maioria em turma de astronautas

Wegovy em comprimido? Semaglutida oral tem sucesso na perda de peso, diz estudo

Último eclipse solar de 2025 ocorrerá neste fim de semana; saiba como assistir e o melhor horário