Ciência

ISS recebe primeiro supercomputador enviado ao espaço

A cápsula espacial Dragon, da empresa americana SpaceX, chegou nesta quarta-feira ao espaço com 2.900 quilos de suprimentos e o supercomputador

Dragon: essa é a 12ª missão de viagens de abastecimento de um contrato de 1,6 bilhão de dólares da SpaceX com a Nasa (Tim Peake/ESA/NASA/Getty Images)

Dragon: essa é a 12ª missão de viagens de abastecimento de um contrato de 1,6 bilhão de dólares da SpaceX com a Nasa (Tim Peake/ESA/NASA/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 11h20.

Última atualização em 16 de agosto de 2017 às 11h21.

A cápsula espacial de carga não tripulada Dragon, da empresa americana SpaceX, chegou nesta quarta-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), transportando o primeiro supercomputador enviado ao espaço.

As imagens da agência americana mostraram a cápsula Dragon enquanto se aproximava da ISS e era capturada pelo braço mecânico da estação orbital.

Essa é a 12ª missão de viagens de abastecimento de um contrato de 1,6 bilhão de dólares da SpaceX com a Nasa para enviar suprimentos a astronautas que vivem na estação espacial.

Dessa vez, a cápsula de carga transporta 2.900 quilos de suprimentos, inclusive o sofisticado supercomputador feito pela companhia americana Hewlett Packard Enterprise (HPE).

O objetivo é testar o computador durante um ano para ver se ele funciona nas duras condições do espaço, aproximadamente a mesma quantidade de tempo que os astronautas levariam para chegar a Marte.

Se sobreviver à intensa radiação espacial, esse computador poderá ajudar a tripulação a operar em missões de longa duração e a distâncias maiores.

A Nasa disse que espera enviar aos primeiros astronautas a Marte na década de 2030.

Acompanhe tudo sobre:AstronomiaEspaço

Mais de Ciência

Estudo encontra oxigênio onde ele não deveria existir e dá pistas sobre vida fora da Terra

O Polo Norte magnético da Terra está em movimento — e tem uma nova rota

Espécie de escorpião achada na América do Sul choca cientistas com mecanismo de ataque 'nunca visto'

Galáxia maior que a Via Láctea desafia tudo o que sabe sobre o universo