Ciência

Harmonização facial de Stenio Garcia: há limite de idade e de quantidade de material aplicado?

O assunto ganhou repercussão nas redes sociais principalmente por conta da idade de Stenio e da quantidade de material que parece ter sido aplicado

Stenio Garcia: contanto que a pessoa tenha boa condição de saúde, não há limite de idade para realizar preenchimentos no rosto (SBT/Reprodução)

Stenio Garcia: contanto que a pessoa tenha boa condição de saúde, não há limite de idade para realizar preenchimentos no rosto (SBT/Reprodução)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 14 de junho de 2023 às 18h21.

Última atualização em 14 de junho de 2023 às 18h34.

O ator Stenio Garcia, de 91 anos, surgiu com um novo visual nesta terça-feira, 13, no programa "Fofocalizando", do SBT, após realizar uma harmonização facial. O assunto ganhou repercussão nas redes sociais principalmente por conta da idade de Stenio e da quantidade de material que parece ter sido aplicado em seu rosto para atingir o resultado. Mas, afinal, existe limite de idade e de aplicação para esse tipo de procedimento?

Segundo Volney Pitombo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), contanto que a pessoa tenha boa condição de saúde, não há limite de idade para realizar preenchimentos no rosto. No entanto, o médico recomenda que o procedimento seja feito com parcimônia e por um cirurgião plástico, que é o profissional mais capacitado tanto do ponto de vista médico quanto em relação à noção estética de valorização dos contornos faciais.

"Hoje, há um exagero na erradicação das rugas e na busca por um padrão. Mas a beleza não está na ausência das rugas e sim no equilíbrio delas. Cada idade tem a sua beleza e um bom cirurgião retira algumas rugas e deixa outras, focando no equilíbrio", diz.

Dentistas e dermatologistas também oferecem esse tipo de procedimento. A maioria dos casos que geram complicações envolve profissionais que não são médicos. Não há uma regra definida sobre a quantidade máxima de material, geralmente ácido hialurônico e/ou botox, que é utilizado em procedimentos de harmonização facial, contanto que o profissional siga as recomendações do fabricante. "Cada paciente demanda uma quantidade e em determinados locais, mais uma vez, o que vale é ter um bom profissional que saiba fazer uma boa análise", afirma Pitombo.

O que os especialistas recomendam?

O especialista recomenda, no entanto, que os pacientes busquem informações sobre o tipo de material que será utilizado e fuja daqueles que são permanentes, pois conferem mais riscos de complicações, além de não poderem ser revertidos caso o resultado não seja satisfatório. São materiais utilizados em preenchimentos: Botox: funciona como um paralisante muscular, ideal para corrigir e evitar rugas.

Com o tempo é absorvido pelo corpo; ácido hialurônico: utilizado para preencher partes do rosto, como lábios, mandíbula e bochecha, gerando volume. Também é absorvido pelo corpo depois de um período; PMMA e hidroxiapatita: utilizados para fazer preenchimento, gerar volume, porém são irreversíveis e conferem maior risco de inflamação. Não devem ser utilizados, segundo recomendação da SBCP.

Acompanhe tudo sobre:Clínicas estéticasCirurgia plásticaAtores e atrizes

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos