Ivermectina: medicamento não tem eficácia comprovada no tratamento de covid-19 (Pixabay/Reprodução)
Isabela Rovaroto
Publicado em 21 de agosto de 2021 às 22h05.
Última atualização em 22 de agosto de 2021 às 14h47.
A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês) fez uma publicação neste sábado, 21, ironizando o uso de ivermectina para o tratamento de covid-19.
"Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal, parem com isso", publicou a FDA no Twitter, compartilhando um link para um posicionamento da agência, divulgado em maio deste ano, intitulado: "Por que você não deve usar ivermectina para tratar ou prevenir Covid-19".
https://twitter.com/us_fda/status/1429050070243192839?s=24
A ivermectina, usada no tratamento contra parasitas em seres humanos e animais, não tem a eficácia comprovada contra a covid-19. Apesar disso, o uso do medicamento é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e por adeptos do chamado 'tratamento precoce', que também não tem eficácia.
O tuíte da FDA ocorre um dia após um alerta publicado pelo Departamento de Saúde do Estado do Mississipi sobre o uso da ivermectina, depois de o Centro de Controle de Envenenamento ter recebido diversas ligações de pessoas que tomaram o medicamento.
"Utilizar qualquer tratamento para covid-19 que não seja aprovado ou autorizado pela FDA pode ser extremamente perigoso e pode causar sérios danos", alerta o órgão.