Ciência

Estação espacial está lotada e um astronauta terá de "dormir fora"

Estação Espacial Internacional comporta apenas seis astronautas em seus dormitórios. Sete viajantes espaciais estarão no complexo a partir de sábado, 14

Mike Hopkins: comandante da missão vai dormir em cápsula da SpaceX (Twitter/Reprodução)

Mike Hopkins: comandante da missão vai dormir em cápsula da SpaceX (Twitter/Reprodução)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 11 de novembro de 2020 às 16h06.

Última atualização em 11 de novembro de 2020 às 19h52.

Tempos modernos acarretam problemas modernos. Com o lançamento de mais quatro astronautas para o espaço, a Nasa encontrou um problema curioso para resolver: a falta de dormitórios para todos os viajantes espaciais na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Como o complexo está lotado, não há espaço para que todos os astronautas possam ficar “hospedados” lá.

Quer trabalhar na área de tecnologia? Aprenda do zero a programar com nosso curso de data science e python.

No próximo sábado, 14, a Nasa e a SpaceX vão realizar mais uma missão em conjunto com o transporte de quatro astronautas para o espaço em direção à ISS. A viagem será feita no foguete Falcon 9 e o lançamento está previsto para ocorrer exatamente às 17h49 (horário de Brasília). É possível que as condições climáticas impeçam a decolagem. A SpaceX e a Nasa já haviam trabalhado juntas meses atrás.

Se tudo ocorrer como planejado, os astronautas viajarão a bordo do foguete da SpaceX até a estação espacial. Lá, pelo menos um deles terá de ficar hospedado na própria cápsula de viagem da SpaceX, que fica acoplada na ISS. Isso porque a estação tem apenas seis dormitórios e, quando os novos “hóspedes” chegarem, serão sete pessoas convivendo juntas no grande complexo espacial.

O escolhido para dormir na cápsula Crew Dragon foi o comandante da missão, o astronauta americano Mike Hopkins. “No momento, estamos com falta de quartos para a tripulação na estação de bordo”, disse Hopkins a repórteres na segunda-feira. “Nesse ínterim, eles estão explorando opções sobre onde eu poderia dormir, incluindo na própria cápsula”, afirmou.

astronauta-iss-cama

Astronauta dormindo durante uma missão na Estação Espacial Internacional (Nasa/Divulgação)

O astronauta explica que a Nasa já tem planos para enviar mais quartos até a estação, mas que estes dormitórios ainda devem levar algum tempo para ficar prontos. Vale lembrar que a agência espacial americana está envolvida até mesmo no envio de um banheiro mais moderno (e bem caro) para os tripulantes na ISS.

Não é exatamente um problema grave. A cápsula Crew Dragon tem capacidade para transportar até sete passageiros no espaço e haveria como estes dormirem no mesmo local. O problema é que isso impediria o transporte de carga, porque aí não haveria espaço para tantos tripulantes e tanta bagagem.

Acompanhe tudo sobre:AstronautasEspaçoNasaSpaceX

Mais de Ciência

Monte Everest cresce devido à erosão de rios, dizem pesquisadores

No Rio, Paes promete Ozempic nas clínicas da família em campanha de reeleição

FDA aprova novo tratamento para esquizofrenia após décadas de estagnação

Missão espacial chinesa planeja construir rede sem fio e geração de energia na Lua