Terra: água do planeta pode ter sido trazida nos últimos milhões de anos (James Cawley/Getty Images)
Tamires Vitorio
Publicado em 8 de janeiro de 2021 às 08h15.
Última atualização em 8 de janeiro de 2021 às 12h30.
Depois de buracos negros e pequenos universos, uma nova teoria científica tenta explicar as origens do espaço. Um novo estudo publicado na revista científica Science sugere que a água do planeta Terra foi trazida por meteoritos que continham o líquido e caíram em solo terrestre nos últimos milhares de anos.
Isso significa que, para os cientistas, a água na Terra não surgiu ao mesmo tempo que o planeta, mas foi sendo trazida ao longo dos anos.
Para chegar a essa conclusão, cientistas da Universidade de Sidney, na Austrália, analisaram nove meteoritos originados em asteroides que existiram há 4,5 bilhões de anos e caíram no planeta no último século.
Formados de gelo, quando derreteram, a água e outros elementos fluídos se movimentaram de uma parte para outra – evidência que foi encontrada quando os pesquisadores analisaram a distribuição de urânio e isótopos de tório nas pedras espaciais.
Segundo os cientistas, ambos os elementos tem um período de vida bastante curto, o que sugere que a sua presença não pode ser mais antiga do que alguns milhões de anos.