Ciência

Eric Dane, de Grey’s Anatomy, é diagnosticado com ELA: saiba o que é a doença e os sintomas

Condição afetou Stephen Hawking por 55 anos afeta 140 milpessoas no mundo

Entenda qual é a doença degenrativa do ator de Greys Anatomy  (Divulgação/ABC)

Entenda qual é a doença degenrativa do ator de Greys Anatomy (Divulgação/ABC)

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 11 de abril de 2025 às 11h00.

O ator Eric Dane, conhecido pelos papéis em séries como "Grey's Anatomy" e "Euphoria", revelou na última quinta-feira, 10, o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em uma entrevista à revista People. 

A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta os neurônios motores, levando à perda gradual do controle muscular e, eventualmente, à paralisia motora irreversível.

O que é a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)?

A ELA é uma condição rara que atinge aproximadamente 2 a cada 100 mil pessoas por ano no mundo. A doença se manifesta pela degeneração dos neurônios motores no cérebro e na medula espinhal, o que resulta em fraqueza muscular progressiva e atrofia muscular. Com o passar do tempo, podem ser afetadas funções vitais como a respiração, a fala e a deglutição.

Os sintomas iniciais da ELA variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem fraqueza muscular, cãibras e dificuldades para realizar atividades motoras, como caminhar ou segurar objetos. À medida que a doença progride, os sintomas podem se espalhar para outros músculos, afetando a mobilidade e habilidades essenciais. 

Em estágios avançados, a ELA pode causar dificuldades respiratórias, que são frequentemente associados à causa de morte.

Idade de manifestação

A ELA pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum em pessoas na faixa dos 50 anos.

Embora na maioria dos casos, os pacientes com a doença morram em aproximadamente 5 anos, o cientista Stephen Hawking, que recebeu o diagnóstico aos 21 anos, chegou a viver por mais 55 anos com a condição.

Eric Dane, agora aos 52 anos, enfrentará um desafio com essa doença, mas, como mencionou durante a entrevista, está grato por ter o apoio de sua família neste período. O ator ainda revelou que pretende voltar em breve para as gravações de "Euphoria".

Acompanhe tudo sobre:Séries americanasSériesAtores e atrizesDoenças

Mais de Ciência

Entenda o que é 'microlua rosa' que poderá ser observada neste final de semana

Estudo liderado por cientista brasileiro pode ter descoberto nono planeta no Sistema Solar

Urano tem dias mais rápidos do que astrônomos imaginavam; descubra quantas horas