Brasil

Em Cuba, Lula visita estudantes de medicina brasileiros

A previsão neste ano é de que cerca de 350 jovens brasileiros se formem médicos no país caribenho


	Lula: o ex-presidente reuniu-se, na noite de terça-feira, em Havana, com um grupo de jovens brasileiros que foram para Cuba estudar medicina gratuitamente
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Lula: o ex-presidente reuniu-se, na noite de terça-feira, em Havana, com um grupo de jovens brasileiros que foram para Cuba estudar medicina gratuitamente (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2014 às 17h46.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se, na noite de terça-feira, 25, em Havana, com um grupo de jovens brasileiros que foram para Cuba estudar medicina gratuitamente.

De acordo com informações do Instituto Lula, parte desses estudantes convidou o ex-presidente a retornar à ilha em julho, para que ele possa participar da formatura.

A previsão neste ano é de que cerca de 350 jovens brasileiros se formem em medicina no país caribenho. Durante o encontro com Lula, os estudantes abordaram a necessidade de mudanças no processo de validação do diploma de brasileiros que estudam medicina no exterior.

Além disso, Lula e os brasileiros falaram sobre o programa Mais Médicos. Os estudantes disseram querer retornar ao Brasil para participar do programa.

Lula afirmou que estudará a possibilidade de participar da formatura em julho e elogiou os brasileiros. "Parabéns, vocês são motivo de orgulho para nós. Eu espero que quando retornarem ao Brasil, voltem com muita vontade de trabalhar", afirmou, durante o encontro.

"Nem sempre vai ser fácil, mas quando vocês vieram para cá, vieram com esse objetivo, de serem médicos, de sobreviver da medicina, mas sem transformar a medicina em mercantilismo", discursou Lula.

Antes da participação do evento com estudantes, Lula se encontrou com o presidente cubano Raúl Castro. Eles compartilharam experiências sobre energia e agricultura.

Eles conversaram a respeito da ampliação do uso de biomassa na matriz energética cubana, aproveitando a vocação do país para a produção de cana-de-açúcar.

Lula também visitou, ao lado de Castro, o porto de Mariel, construído com financiamento de US$ 682 milhões via Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Em janeiro, a presidente Dilma Rousseff esteve em Cuba para inaugurar a primeira etapa do porto e para anunciar um financiamento de US$ 290 milhões para a implantação de uma Zona de Desenvolvimento Especial do Porto de Mariel.

Acompanhante

O senador e ex-governador Blairo Maggi (PR-MT), que é um dos maiores produtores de soja do país, está na comitiva do ex-presidente em Cuba. Segundo o Instituto Lula, ele foi compartilhar com os cubanos a experiência brasileira de produção de soja para melhorar a produtividade do cultivo na ilha.

Estava prevista para esta quarta-feira, 26, uma visita de Lula e Maggi a uma plantação de soja no interior de Cuba. De acordo com a assessoria de Lula, o ex-presidente deve retornar ao Brasil nesta quinta-feira, 27, e ainda não há agenda prevista.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorJovensLuiz Inácio Lula da SilvaMedicinaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Cientistas criam "espaguete" 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua