Reykjanes, na Islândia: erupção em península é a primeira em 800 anos (Kristinn Magnusson/Reuters)
Thiago Lavado
Publicado em 22 de março de 2021 às 08h54.
Um vulcão na península de Reyjanes entrou em erupção na Islândia na última sexta-feira, 20, após uma série de milhares pequenos terremotos atingir a região no norte do Atlântico.
Chamado de Fagradalsfjall, o vulcão, que fica perto da capital Reykjavik, não entrava em erupção havia 800 anos. Ninguém ficou feriado e a atividade não causou destruição, mas gerou pelas imagens, captadas pelos islandeses e pelo piloto de drones Bjorn Steinbekk, que compartilhou o vídeo abaixo no Facebook.
A precisão de Steinbekk evitou que o drone fosse consumido pelas altas temperaturas ao mesmo tempo em que registrou as imagens.
Por causa da erupção, todo o tráfego aéreo de entrada e saída do Aeroporto Internacional de Keflavik foi interrompido, informou o Escritório Meteorológico da Islândia do país à agência Reuters.
Se a erupção parece pequena, é porque de fato é. De acordo com as autoridades locais, a quantidade de lava cobriu menos de 1km².
Algumas imagens, feitas durante o final de semana, mostra que a população se dirigiu até a erupção para ver o vulcão em funcionamento.