Ciência

Dono da Amazon lança seu próprio foguete — e quer humanos nele até 2019

Atingindo velocidade máxima de mais de 3500 km/h, o foguete foi lançado às 13h06 (horário local) e atingiu a altitude de 107 km

Lançamento do foguete New Shepard: Bezos planeja colocar humanos no foguete para testes de voo até o final do ano (Blue Origin/Divulgação)

Lançamento do foguete New Shepard: Bezos planeja colocar humanos no foguete para testes de voo até o final do ano (Blue Origin/Divulgação)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 29 de abril de 2018 às 17h50.

São Paulo - Depois da Space X de Elon Musk, chega a vez da empresa espacial privada de Jeff Bezos, presidente da Amazon, fazer seu teste bem sucedido de um foguete reutilizável. Neste domingo (29), a espaçonave de passageiros New Shepard, da Blue Origin, fez seu oitavo teste de voo no Texas, Estados Unidos.

Atingindo velocidade máxima de mais de 3500 km/h, o foguete foi lançado às 13h06 (horário local) e atingiu a altitude de 107 km — a maior marca já alcançada por uma espaçonave da empresa.

"Apogeu de 351 pés (66 milhas, 107 quilômetros), e essa é a altitude que estávamos mirando para operações. Um passo mais perto", escreveu Jeff Bezos no seu perfil do Twitter.

É a segunda vez que o foguete e a cápsula são reutilizados. Essa medida reduz os custos das viagens espaciais.

A nave também transportou um boneco, chamado de "Manequim Skywalker", que ajuda a registrar remotamente dados para astronautas e estudos científicos.

Jeff Bezos planeja colocar humanos no foguete para testes de voo até o final do ano ou no começo de 2019, segundo afirmou ao Business Insider.

"'Manequim Skywalker' está pronto para sua segunda missão a bordo do New Shepard. Ele fica um pouco sensível de ser chamado de "boneco", já que vai conduzir telemetria para astronautas e estudos científicos - um trabalho muito importante!", escreveu o perfil da Blue Origin no Twitter.

Assista ao vídeo do lançamento:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AmazonElon MuskEspaçoEstados Unidos (EUA)Foguetesjeff-bezosNasaSpaceX

Mais de Ciência

Medicamento parecido com Ozempic reduz sintomas de abstinência de cocaína, revela estudo

Arqueólogos descobrem primeira tumba de faraó em mais 100 anos

Brasil avança no uso de germoplasma e fortalece melhoramento genético

Este é o cão com a mordida mais forte do mundo – e não é o pitbull