Ciência

Dois astronautas terminam com sucesso caminhada espacial

A viagem tinha como objetivo fazer melhorias e a manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS)

Astronautas: a saída faz parte de uma série de caminhadas destinadas a instalar um segundo ponto de acoplamento na ISS (Nasa/Divulgação)

Astronautas: a saída faz parte de uma série de caminhadas destinadas a instalar um segundo ponto de acoplamento na ISS (Nasa/Divulgação)

A

AFP

Publicado em 24 de março de 2017 às 17h29.

Dois astronautas - o francês Thomas Pesquet e o americano Shane Kimbrough - terminaram com sucesso, nesta sexta-feira, uma caminhada espacial para fazer melhorias e a manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS).

Vestindo volumosos trajes brancos e capacetes, Pesquet, de 39 anos, e Kimbrough, de 49 anos, retornaram à estação orbital após finalizar seu trabalho, conforme o previsto. Eles permaneceram no exterior da ISS por seis horas e 34 minutos.

"Outro fantástico exemplo de colaboração internacional e do trabalho que podemos fazer juntos quando contamos com uma grande equipe como esta", disse Jessica Meir, astronauta da Nasa que coordenou a caminhada espacial do centro de controle de missões em Houston, no Texas.

A saída faz parte de uma série de caminhadas destinadas a instalar um segundo ponto de acoplamento que será utilizado pelas futuras naves espaciais tripuladas, que serão fornecidas pelas empresas americanas SpaceX e Boeing, e que devem começar a levar astronautas para a ISS em 2018.

Atualmente, somente a cápsula russa Soyuz permite realizar viagens espaciais.

Pesquet e Kimbrough, que também realizaram reparos menores, trabalharam de forma separada durante boa parte da caminhada.

Trata-se da segunda saída ao espaço de Pesquet, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) que está hospedado na ISS desde 20 de novembro de 2016; e a quinta de Kimbrough, comandante da tripulação da ISS, composta por seis pessoas.

"Sair ao espaço é sempre um grande momento para mim", disse Kimbrough em uma entrevista à televisão da Nasa nesta semana, acrescentando que "é realmente uma satisfação" ter visto Pesquet se sair tão bem em sua primeira caminhada espacial em janeiro.

Pesquet é o quarto astronauta francês a sair ao espaço e o 11º europeu.

Múltiplas tarefas

O objetivo da saída desta sexta-feira era fazer os preparativos para a instalação do segundo acoplamento para os "táxis espaciais", conhecido como Acoplador de Atracadouro Internacional.

Pesquet passou a primeira metade de sua caminhada espacial inspecionando uma válvula de radiador suspeita de uma pequena fuga de amoníaco, mas não encontrou evidências de nenhum problema.

Depois lubrificou o braço robótico da ISS utilizado para atracar as naves que se aproximam e para mover coisas fora do laboratório orbital.

Enquanto isso, Kimbrough desconectou cabos e conexões elétricas do adaptador de acoplamento pressurizado (PMA-3) para prepará-lo para ser transferido em 30 de março durante outra saída espacial.

Em sua nova localização, alojará o segundo de dois adaptadores de acoplamento internacional, que será entregue em um futuro voo de uma nave espacial de carga SpaceX Dragon.

Kimbrough também trabalhou na instalação de novas câmeras e equipamentos de informática fora da estação.

Mais caminhadas

A caminhada espacial de 30 de março será realizada por Kimbrough e sua compatriota Peggy Whitson, sendo a oitava saída de sua carreira.

Uma terceira caminhada espacial ocorrerá em 6 de abril, incluindo Pesquet e Whitson, de 57 anos, que baterá o recorde de saídas ao espaço de uma mulher astronauta.

Também em abril, Whitson baterá o recorde de mais dias no espaço de um astronauta americano. O atual, de 534 dias, é de Jeff Williams.

O cosmonauta russo Gennady Padalka ostenta o recorde de 879 dias no espaço em cinco viagens.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FrançaAstronautasAstronomia

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul