Brasil

Dilma não fala em transgênicos ao lançar Plano Safra

Presidente ignorou o tema em sua fala, mesmo com ataque da senadora Kátia Abreu (PSD-TO)

Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário, em Brasília (Roberto Stuckert Filho/PR)

Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário, em Brasília (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2014 às 20h16.

Brasília - Apesar do destaque dado pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO) aos transgênicos, no final de seu discurso, durante o lançamento do Plano Safra, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ignorou o tema em sua fala, que durou mais de 30 minutos.

À saída da solenidade, questionada pelo Estado se era contra os transgênicos, cuja cultura é condenada pelos ambientalistas, a presidente Dilma limitou-se a responder: "claro que não (não sou contra)".

A presidente não quis responder, no entanto, por que não tratou do tema no discurso, e justificou que não concederia entrevista porque estava rouca.

Na semana passada ela usou a mesma desculpa para não falar com os jornalistas ao final da cerimônia em defesa do trabalho decente na Copa.

A senador Kátia Abreu defendeu as sementes geneticamente modificadas em seu discurso e condenou o "rancor e preconceito" em relação a estes produtos.

A soja e o milho são os grãos genericamente modificados mais cultivados no País.

Conforme dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) de 2011, as sementes geneticamente modificadas desses dois produtos foram responsáveis por quase um terço da renda bruta gerada na lavoura - R$ 57,9 bilhões (30,8%) do Valor Bruto da Produção (VBP), de R$ 188,2 bilhões.

O ministro da Agricultura, Neri Geller, em sua entrevista após a cerimônia, não detalhou quanto o setor vai receber no plano safra lançado ontem, mas disse que vai tratar com "todo carinho" esta cultura.

Segundo o ministro, o apoio aos transgênicos está previsto no acesso às novas tecnologias. "O governo tem toda a atenção não só com os transgênicos, mas com todo processo de inovação tecnológica", disse.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioDilma RousseffGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresTransgênicosTrigo

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas