Ciência

De onde veio a covid-19? 5 mistérios sobre o novo coronavírus

Os pesquisadores de todo o planeta ainda lidam com dúvidas sobre o novo coronavírus

Coronavírus: o vírus, detectado em 2019, ainda deixa dúvidas na comunicdade científica global (matejmo/Getty Images)

Coronavírus: o vírus, detectado em 2019, ainda deixa dúvidas na comunicdade científica global (matejmo/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 5 de março de 2021 às 10h21.

Última atualização em 5 de março de 2021 às 10h22.

De onde veio a covid-19? Houve contágio antes de dezembro de 2019? Carne congelada ajudou a espalhar o vírus? Essas e outras perguntas ainda permanecem como mistérios para pesquisadores em tempos de pandemia. A revista científica Nature, uma das mais respeitadas do mundo, elencou algumas dúvidas que ainda existem acerca do novo coronavírus. Confira a seguir.

Qual é a origem?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o primeiro caso de transmissão foi encontrado em 8 de dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan. O indivíduo em questão não tinha histórico recente de viagens. Mas pesquisadores chineses já conduziram estudos que apontam para a transmissão da covid-19 na China entre outubro e dezembro de 2019. 

A covid-19 veio do mercado de animais vivos da China?

O papel do mercado de animais vivos de Wuhan, chamado Huanan Seafood Market, foi apontado como crítico na investigação preliminar sobre a origem do coronavírus que passou a infectar humanos. No entanto, outros casos não ligados ao mercado apontaram uma fraqueza na ligação entre o vírus e o local. A OMS indica a necessidade de investigar fazendas para entender se houve infecções do coronavírus em humanos nesses locais.

O contágio já existia fora da China antes de dezembro de 2019?

Ainda não há uma resposta objetiva para isso. Pesquisadores encontraram anticorpos contra a covid-19 em amostras de sangue na Europa em novembro de 2019. No entanto, para a OMS, isso não significa necessariamente que o vírus seja oriundo da Europa e recomendou uma nova rodada de testes nas amostras de sangue no continente.

O vírus estava circulando entre animais antes de afetar humanos? 

Uma pesquisa feita com 30 mil animais selvagens, domésticos e de fazendas na China indicou que o vírus não circulava entre animais antes de infectar humanos. Mas a OMS afirma que o estudo não tem a representatividade de toda a fauna da China. Ou seja, são necessários mais testes para responder a esta pergunta.

Carne congelada esteve envolvida na transmissão da covid-19?

A análise da OMS aponta maior probabilidade de transmissão do coronavírus diretamente de animais vivos para seres humanos. No entanto, existe a possibilidade de carne congelada de um animal infectado ter entrado no mercado de Huanan, na China, e começado a infecção em pessoas. Ainda que pesquisadores tenham isolado o RNA do vírus em peixe congelado, a OMS concluiu que eles não foram os responsáveis por levar o vírus para Wuhan. Fonte: Nature

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDoenças respiratóriasOMS (Organização Mundial da Saúde)PandemiaPesquisas científicasSaúde

Mais de Ciência

Mudanças climáticas podem trazer efeitos catastróficos para a Antártica, alertam cientistas

Nasa pode ter matado seres vivos em Marte durante missão espacial, diz cientista

Cientistas descobrem que humanos na era do gelo usavam material inusitado para fabricar agulhas

Medicamento usado para tratamento de esquizofrenia pode revolucionar tratamento do Alzheimer