Coronavírus pode causar problemas de audição irreversíveis, diz estudo

Covid-19 pode estar relacionada com diferentes quadros que relatam a perda auditiva em pacientes no Reino Unido, segundo o estudo

Covid-19: perda auditiva pode ser novo sintoma da doença (Luis Alvarez/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 24 de março de 2021 às 12h06.

Última atualização em 24 de março de 2021 às 14h00.

Cientistas do Reino Unido identificaram um novo sintoma do coronavírus. De acordo com pesquisadores da Universidade de Manchester e do Centro de Pesquisas Biomédicas de Manchester, pacientes com covid-19 podem apresentar perda auditiva definitiva. Ou seja, os problemas vão persistir mesmo após a cura ou a vacinação contra a doença.

O estudo científico feito por Kevin Munro e Ibrahim Almufarrij, professores da universidade inglesa, reúne dados de 56 pesquisas sobre a perda auditiva em pacientes infectados com o vírus Sars-CoV-2. Publicado na revista científica International Journal of Audiology, o estudo ainda precisa ser revisado.

“É sabido que doenças como sarampo, caxumba e meningite podem causar perda auditiva. Mas ainda pouco se sabe sobre os efeitos de perda auditiva decorrentes do vírus SARS-CoV-2”, afirma Kevin Munro, professor universitário que liderou o estudo.

De acordo com os dados coletados em pelo menos 24 das 56 pesquisas, os pesquisadores estimam que cerca de 7,6% dos infectados com covid-19 podem apresentar quadros de perda auditiva, enquanto 7,2% deles apresentam sintomas de vertigem e 14,8% dos infectados com o vírus relatam ainda escutar zumbidos.

Como o estudo se baseou em diferentes pesquisas, não há exatamente um padrão estabelecido para os testes. Os dados foram coletados principalmente por questionários ou registros médicos de pacientes com covid-19. Os pesquisadores classificam a qualidade dos dados como “razoável”.

“Há uma necessidade urgente de um estudo clínico e diagnóstico cuidadosamente conduzido para compreender os efeitos de longo prazo do covid-19 no sistema auditivo”, afirma Munro. Segundo o pesquisador, é necessário que sejam realizados testes auditivos mais confiáveis do ponto de vista científico.

“Embora as evidências sejam de qualidade variável, cada vez mais estudos estão sendo realizados, de modo que a base de evidências está crescendo. O que realmente precisamos é de estudos que comparem casos de covid-19 com pacientes internados em hospitais e com outras condições médicas”, diz Almufarrij.

O objetivo agora é realizar uma pesquisa mais abrangente e precisa para avaliar com precisão a gravidade e as causas dos problemas auditivos em pacientes com coronavírus no Reino Unido e em outras partes do mundo. Os cientistas acreditam que fatores como estilo de vida ou condições médicas pré-existentes podem ser determinantes.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPesquisas científicasReino Unido