Ciência

Companhia portuguesa realiza primeiro voo sem plásticos descartáveis

Voo de Lisboa a Natal oferecia apenas materiais biodegradáveis aos passageiros

. (Hi Fly/Divulgação)

. (Hi Fly/Divulgação)

São Paulo - No dia 26 de dezembro, a companhia portuguesa Hi Fly realizou o primeiro voo comercial sem oferecer nenhum material de plástico aos passageiros. A medida integra os esforços que empresas e governos realizam para combater o “single-use” (uso único, em português), termo criado para definir os produtos e embalagens descartáveis, geralmente de plástico, que contribuem para a poluição do meio ambiente.

O termo é visto com tanta relevância ultimamente que foi eleito a “palavra do ano” de 2018 pelo Dicionário Collins. O voo organizado pela Hi Fly partiu de Lisboa e chegou ao Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal. Sem talheres, copos ou recipientes de plástico, a viagem contava com substitutos biodegradáveis para uso dos passageiros em suas refeições.

A companhia pretende banir os plásticos completamente até o fim de 2019. Em seu lugar, usarão talheres de bambu e recipientes compostáveis para os alimentos, além de outros materiais. Mais três testes no mesmo modelo do voo para Natal já estão planejados, de acordo com o site FastCompany.

"Não podemos mais ignorar o impacto que a contaminação do plástico tem sobre os ecossistemas, bem como sobre a saúde humana", disse o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri, à rede de televisão canadense CTV. “Também sabemos, pelo feedback que recebemos de clientes e companhias aéreas, que é a coisa certa para a se fazer.”

Além da Hi Fly, a Air New Zealand, na Nova Zelândia, também anunciou que estuda medidas para reduzir o uso de plástico, e deverá trocar copos, xícaras, pratos e sacolas neste ano. Nos Estados Unidos, companhias como Alaska Airlines e Delta já adotaram algumas medidas, como a substituição dos canudos de plástico e de outros itens descartáveis.

Acompanhe tudo sobre:AviõesEmbalagensMeio ambientePlásticosReciclagem

Mais de Ciência

Monte Everest cresce devido à erosão de rios, dizem pesquisadores

No Rio, Paes promete Ozempic nas clínicas da família em campanha de reeleição

FDA aprova novo tratamento para esquizofrenia após décadas de estagnação

Missão espacial chinesa planeja construir rede sem fio e geração de energia na Lua