Ciência

Como assistir à passagem do cometa Florence ao vivo

Asteroide passará "raspando" pela Terra na manhã desta sexta-feira. Veja como assistir à visita do Florence ao nosso planeta pela internet

Asteroide: sites farão streaming da passagem do Florence pela Terra (Nasa/Reprodução)

Asteroide: sites farão streaming da passagem do Florence pela Terra (Nasa/Reprodução)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 1 de setembro de 2017 às 05h55.

Última atualização em 1 de setembro de 2017 às 05h55.

São Paulo -- Na manha de hoje o asteroide Florence passará bem perto da Terra. Apesar da proximidade, por conta do horário será impossível ver o corpo celeste passando a olho nu. Mas algumas opções permitirão observar a passagem pela internet.

O Virtual Telescope Project, projeto de astronomia, é um dos que farão streaming do momento. A transmissão começou ainda na noite de ontem--o Florence estava visível durante sua aproximação à Terra. Você pode acessar o streaming do Virtual Telescope Project neste link.

Outra opção para assistir à passagem do telescópio pela internet é o site do Observatório Bareket, em Israel. O observatório informa que fará a transmissão a partir das 16 horas (horário de Brasília), quando o Florence já estiver se afastando da Terra.

O momento de maior proximidade entre o asteroide e nosso planeta acontecerá por volta das 9h06 da manhã (horário de Brasília). A distância entre a Terra e o asteroide será de "apenas" 7 milhões de quilômetros. O Florence tem diâmetro de 4,35 quilômetros e é um dos maiores asteroides com órbita próxima à da Terra.

“O Florence é o maior asteroide a passar tão perto de nosso planeta desde que o programa da Nasa para detectar e monitorar asteroides próximos da Terra começou”, afirma Paul Chodas, chefe do centro de estudos de objetos próximos à Terra da NasaO objeto não passará tão perto de nosso planeta até o ano de 2500.

Descoberto em 1981, o asteroide foi batizado em homenagem a Florence Nightingale, pioneira da enfermaria moderna.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoNasaAstronomiaAsteroides

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos