Ciência

Painel consultivo da FDA vota a favor de vacina da Pfizer contra covid-19

Decisão abre caminho para que a agência autorize o imunizante para um país que já perdeu mais de 285 mil vidas para a covid-19

Vacina contra covid-19 da Pfizer. (Dado Ruvic/Reuters)

Vacina contra covid-19 da Pfizer. (Dado Ruvic/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de dezembro de 2020 às 20h17.

Última atualização em 10 de dezembro de 2020 às 20h53.

Um painel de consultores externos da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) votou nesta quinta-feira, por ampla maioria, a favor do uso emergencial da vacina da Pfizer contra o coronavírus, abrindo caminho para que a agência autorize o imunizante para um país que já perdeu mais de 285 mil vidas para a Covid-19.

Por 17 votos a 4, o comitê votou a favor de que os benefícios conhecidos da vacina, desenvolvida pela Pfizer em conjunto com a alemã BioNTech, se sobrepõem aos riscos para pessoas de 16 anos ou mais. Um membro do painel se absteve.

A FDA decidirá se aceita a orientação do comitê nos próximos dias. A expectativa é de que a instituição forneça o sinal verde para a distribuição do produto. No entanto, com a autorização emergencial, as doses ficarão limitadas a um substrato específico da população, como pacientes hospitalizados, enquanto os dados dos testes clínicos são analisados.

Até agora, reguladores de Reino Unido e Canadá já permitiram o uso da fórmula da Pfizer, que, segundo a FDA, apresenta eficácia de 95% na prevenção do coronavírus.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)PandemiaPfizervacina contra coronavírusVacinas

Mais de Ciência

Por que esta cidade ficará sem sol até janeiro

Astrônomos tiram foto inédita de estrela fora da Via Láctea

Estresse excessivo pode atrapalhar a memória e causar ansiedade desnecessária, diz estudo

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda