Cientistas mostram imagem mais fiel do novo coronavírus

Nova versão visual do SARS-CoV-2, causador da covid-19, mostra estrutura viral completa

(Peter Zelei/Getty Images)

Lucas Agrela

Publicado em 10 de novembro de 2020 às 12h41.

Última atualização em 10 de novembro de 2020 às 12h42.

As imagens do novo coronavírus, com seus espinhos de proteína, não são novidade. Mas agora pesquisadores conseguiriam visualizar em detalhes o vírus causador da covid-19 para buscar mais respostas sobre como ele causa a infecção no organismo humano. Veja as imagens ao fim da matéria.

O mundo está mais complexo, mas dá para começar com o básico. Veja como, no Manual do Investidor

Com uma ferramenta digital de modelagem tridimensional e dados coletados de microscópios, pesquisadores da Universidade de King Abdullah, na Arábia Saudita, criaram imagens que mostram componentes do SARS-CoV-2 com tamanhos de 10 a 100 nanômetros. Um nanômetro tem a espessura de um fio de cabelo humano (1-6 milímetro).

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics.

"Nosso modelo 3D demonstra a estrutura de última geração do SARS-CoV-2 no nível atomístico e revela detalhes do vírus que antes eram impossíveis de ver, como pensamos que as proteínas do nucleocapsídeo formam uma estrutura semelhante a uma corda dentro dele ", disse Ondrej Strnad, um dos autores do estudo.

As espículas de proteína são o artifício do vírus para invadir as células humanas, sequestrar suas estruturas para se replicar e causar a apoptose celular antes de partir para outras células, espalhando a infecção pelo organismo. Tratamentos para a covid-19 envolvem, em grande parte, formas de inibir a ação dessas proteínas para reduzir os efeitos negativos da infecção.

"Nosso modelo mostra a ultraestrutura viral completa como a conhecemos até o momento, e não apenas algumas proteínas de pico incompletas colocadas arbitrariamente em uma membrana lipídica", disse Ngan Nguyen, principal autor do estudo e aluno de doutorado em ciência da computação na Universidade de King Abdullah. "Outros modelos disponíveis também não mostram o interior do vírus, pois seus detalhes não são conhecidos atualmente. O Scripps Research Institute dos EUA nos forneceu a hipótese mais provável para o interior da estrutura com base nos dados atuais. Se essa hipótese for comprovada como errada, então podemos facilmente atualizar o modelo ", segundo Nguyen.

Os próximos passos da pesquisa são tornar a interface gráfica mais amigável para o uso e, com isso, será possível levar as imagens para um ambiente de realidade virtual para continuar os estudos sobre o vírus.

Confira as novas imagens do novo coronavírus abaixo.

Coronavírus SARS-Cov-2 Covid-19