Ciência

Cientistas identificam som intrigante do ponto mais fundo do mar

Gravação contém cinco tipos de variantes sonoras, indo de ruídos metálicos a biológicos

Fossa das Marianas: cientistas dizem ter identificado origem de som intrigante (NOAA/Reprodução)

Fossa das Marianas: cientistas dizem ter identificado origem de som intrigante (NOAA/Reprodução)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 25 de dezembro de 2016 às 07h00.

Última atualização em 25 de dezembro de 2016 às 07h00.

São Paulo – No ponto mais profundo do oceano, chamado Fossa das Marianas, cientistas ouviram um som intrigante no início deste ano. Agora, eles acreditam ter descoberto de o que fez esse barulho.

Possivelmente, trata-se de uma nova espécie de baleia, que emite um som ouvido pela primeira vez na gravação abaixo. Ainda não se sabe a razão da emissão sonora do animal.

O clipe de áudio tem 3,5 segundos, mas contém cinco tipos de sons distintos, variando entre ruídos metálicos a biológicos. O som foi ouvido no outono de 2014 e na primavera de 2015.

O som abrange frequências de 38 Hz a 8.000 Hz, ou seja, ele é extremamente grave e muito agudo. "A parte do gemido de baixa frequência é típica das baleias, e é esse tipo de som que o torna realmente único. Não é comum encontrarmos muitos novos chamados de baleias", de acordo com Sharon Nieukirk da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos. A pesquisa foi publicada no The Journal of the Acoustical Society of America.

Os pesquisadores acreditam que o som não foi provocado por nenhum animal conhecido nem por terremotos os pistolas sísmicas usadas para encontrar petróleo no oceano.

O estudo indica que o som metálico ouvido na gravação se assemelha ao emitido pela baleia Minke anã (subespécie da Balaenoptera acutorostrata), cujo chamado é comparado a efeitos sonoros da saga cinematográfica Star Wars.

https://soundcloud.com/georgedvorsky/minke-whale-star-wars-call

No futuro, a investigação continuará para encontrar os animais que fizeram o intrigante som na Fossa das Marianas, bem como para entender o motivo dessa emissão sonora.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisOceanosPesquisas científicas

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul