Ciência

Cientistas estudam se água com sal pode aliviar sintomas do coronavírus

Pesquisas anteriores em pacientes gripados mostraram que a solução apresentou resultados positivos no combate à febre, tosse e cogestão

Pesquisa: estudos estão avaliando se água com sal pode ajudar no alívio de tosse, febre e cogestão nasal (jayk7/Getty Images)

Pesquisa: estudos estão avaliando se água com sal pode ajudar no alívio de tosse, febre e cogestão nasal (jayk7/Getty Images)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 25 de junho de 2020 às 13h11.

Última atualização em 25 de junho de 2020 às 17h26.

Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, estão estudando os efeitos de uma simples solução de água com sal para o alívio dos sintomas do novo coronavírus.  É importante ressaltar que não se trata de uma cura para os pacientes infectados e nem mesmo uma vacina para erradicar a doença, mas uma forma de aliviar sintomas causados pela covid-19.

A pesquisa, chamada de ELVIS, avalia se uma solução salina e que já mostrou resultados positivos para o alívio de febre, cogestão e tosse em pacientes com gripe pode apresentar resultados positivos também para quem contraiu covid-19.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os sintomas mais comuns do coronavírus, estão justamente febre e tosse seca, além de cansaço. Um estudo feito na China, ainda em março, também identificou os dois sintomas como os mais comuns entre os infectados. Vale destacar ainda que a tosse é uma das principais formas de transmissão do vírus.

“Agora estamos testando os efeitos do uso de uma solução em pessoas com casos suspeitos e confirmados de covid-19”, afirmou Aziz Sheikh, diretor do Instituto Usher, que realiza a pesquisa dentro da universidade escocesa. “Esperamos que este se prove um método útil para reduzir o impacto e a disseminação da infecção.”

Conforme reportado pelo Science Focus, os cientistas estão em busca de voluntários para a realização dos novos testes que consistem em simplesmente realizar eventuais gargarejos de água com sal.

Vale ressaltar que tudo ainda não passa de um estudo e não há uma indicação efetiva de que o tratamento possa realmente ter algum efeito no alívio dos sintomas. Assim, pessoas com suspeita de estarem infectadas pelo novo coronavírus devem procurar atendimento médico especializado.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEscócia

Mais de Ciência

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda

Surto de fungos mortais cresce desde a Covid-19, impulsionado por mudanças climáticas

Meteoro 200 vezes maior que o dos dinossauros ajudou a vida na Terra, diz estudo

Plano espacial da China pretende trazer para a Terra uma amostra da atmosfera de Vênus