Ciência

Cientistas estudam potencial mutação do coronavírus na Patagônia

Pesquisadores detectaram "mudanças estruturais" nos espetos no formato inconfundível de coroa do vírus

 (KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

(KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 8 de outubro de 2020 às 18h23.

Última atualização em 8 de outubro de 2020 às 18h55.

Cientistas no Chile estão investigando uma possível mutação do novo coronavírus no sul da Patagônia, uma região remota e que tem passado por uma segunda onda particularmente contagiosa de infecções nas últimas semanas.

O dr. Marcelo Navarrete, da Universidade de Magallanes, disse à Reuters em entrevista que pesquisadores haviam detectado "mudanças estruturais" nos espetos no formato inconfundível de coroa do vírus. Navarrete disse que sua pesquisa está sendo conduzida para melhor entender a potencial mutação e seus efeitos nos seres humanos.

"A única coisa que sabemos agora é que essa ocorrência coincide em tempo e espaço com a segunda onda que está bem intensa na região", disse Navarrete.

A região de Magallanes, no Chile, é de natureza amplamente selvagem, onde geleiras se espalham entre pequenas cidades e o hub regional Punta Arenas, que tem visto uma alta de casos de covid-19 em setembro e outubro, após uma primeira onda mais cedo neste ano.

Os hospitais estão próximos de chegar às suas capacidades máximas de ocupação na região, no extremo sul do continente sul-americano, altamente afetada. Autoridades do Ministério da Saúde do Chile disseram que já começaram a remover moradores doentes da região para a capital Santiago.

Outros estudos do Chile também indicam que o coronavírus pode evoluir enquanto se adapta a hospedeiros humanos.

Um estudo preliminar que analisou a estruturas dos vírus após duas ondas de infecção na cidade de Houston, nos Estados Unidos, descobriu que uma cepa mais contagiosa dominava as amostras mais recentes.

Acompanhe tudo sobre:Banco PatagoniaChileCoronavírusPesquisas científicas

Mais de Ciência

Qual a fase da Lua de hoje, 21 de abril de 2025?

Icônica praia turística do Rio de Janeiro pode ser engolida pelo mar até 2100, revela estudo

Crime que ameaça várias economias do mundo já era prática comum desde o Império Romano

Quando a chuva de meteoros poderá ser vista do Brasil? Veja data e como assistir ao fenômeno