Ciência

Cientistas dizem que criaram o menor cartão de Natal do mundo

O cartão mede 15x20 micrômetros e é feito de nitreto de silício revestido com platina, e foi ilustrado usando um feixe de íons focado

Cartão: "Estamos usando as ferramentas que criaram o cartão para medir com precisão a espessura de características extremamente pequenas nos materiais" (YouTube/Reprodução)

Cartão: "Estamos usando as ferramentas que criaram o cartão para medir com precisão a espessura de características extremamente pequenas nos materiais" (YouTube/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 16h58.

Cientistas britânicos criaram o que eles acreditam ser o menor cartão de Natal do mundo, tão pequeno que mais de 200 milhões deles podem caber em um selo postal padrão.

O cartão, criado pelo National Physical Laboratory (NPL), o laboratório nacional de padrões de medição do Reino Unido, mede 15x20 micrômetros. Um micrômetro é um milionésimo de metro.

O cartão é feito de nitreto de silício revestido com platina, e foi ilustrado usando um feixe de íons focado. A capa do cartão apresenta uma gravura de um boneco de neve, acima das palavras "boas festas", bem como uma mensagem no interior.

Um dos inventores do cartão, o dr. David Cox, da NPL, que criou o cartão junto com o colega dr. Kin Mingard, disse que a tecnologia utilizada na sua criação tem mais usos práticos.

"Estamos usando as ferramentas que criaram o cartão para medir com precisão a espessura de características extremamente pequenas nos materiais, ajudando a desbloquear novas tecnologias de bateria e semicondutores. É um desenvolvimento genuinamente empolgante".

A NPL disse que o menor cartão de Natal anterior media 200x209 micrômetros, fazendo sua invenção mais de 100 vezes menor.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:NatalReino Unido

Mais de Ciência

Cientistas identificam pista sobre matéria que resistiu à antimatéria no Big Bang

Buraco negro misterioso encontrado na 'galáxia do infinito' desafia teorias astronômicas

Urano tem uma namorada? Cientistas identificam objeto próximo ao planeta há milhares de anos

Já existiu um universo antes do nosso? A física quântica busca uma resposta