Ciência

Cientistas desenvolvem modelo de pulmão que ajudará tratamentos

O grupo de pesquisa diz que seu modelo mecânico - e computadorizado - do pulmão pode ajudar a invenção de métodos de tratamento com mais precisão

Modelo de pulmão: "Este modelo mostrará se remédios inaláveis se depositarão nas áreas concretas em que precisam estar" (David W Cerny/Reuters)

Modelo de pulmão: "Este modelo mostrará se remédios inaláveis se depositarão nas áreas concretas em que precisam estar" (David W Cerny/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de novembro de 2016 às 22h09.

Brno, República Tcheca - Cientistas da República Tcheca desenvolveram um modelo de pulmão humano funcional que pode ser usado para simular problemas como asma ou outras doenças crônicas e seus tratamentos.

O grupo de pesquisa da Universidade Brno de Tecnologia diz que seu modelo mecânico - e computadorizado - do pulmão pode ajudar a invenção de métodos de tratamento com mais precisão que os testes anteriores e ajustá-los a cada paciente.

Ele também pode ser usado como modelo de referência para o desenvolvimento de remédios para inalação.

"Este modelo mostrará se remédios inaláveis se depositarão nas áreas concretas em que precisam estar", disse Miroslav Jicha, o chefe da equipe de pesquisa.

A equipe vê o modelo - desenvolvido a partir de impressão em 3D e outras tecnologia - tornando-se o padrão europeu para testes. Ela recebeu três patentes por seu modelo.

Acompanhe tudo sobre:MedicinaPesquisas científicasRepública Tcheca

Mais de Ciência

Cientistas criam "espaguete" 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano

Cientistas conseguem reverter problemas de visão usando células-tronco pela primeira vez

Meteorito sugere que existia água em Marte há 742 milhões de anos

Como esta cientista curou o próprio câncer de mama — e por que isso não deve ser repetido