Ciência

Cientistas descobrem genes da adaptação climática do milho

Trata-se de um estudo sem precedentes, no qual os cientistas conseguiram descobrir os segredos evolutivos de algumas variedades locais do milho

Milho: "O estudo identificou 100 genes, entre os 40 mil que compõem o genoma do milho, que influenciam na adaptação à latitude, à altitude, além do período de crescimento e o ponto no qual as plantas de milho florescem no campo" (foto/Getty Images)

Milho: "O estudo identificou 100 genes, entre os 40 mil que compõem o genoma do milho, que influenciam na adaptação à latitude, à altitude, além do período de crescimento e o ponto no qual as plantas de milho florescem no campo" (foto/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 21h36.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2017 às 21h36.

Cidade do México - Cientistas identificaram os genes que influenciam na adaptação climática, no período de crescimento e na época de florescimento do milho, o que pode servir para ajudar a planta a se adaptar ao aquecimento global, informou nesta segunda-feira o Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (Cimmyt).

"O estudo identificou 100 genes, entre os 40 mil que compõem o genoma do milho, que influenciam na adaptação à latitude, à altitude, além do período de crescimento e o ponto no qual as plantas de milho florescem no campo", explicou um comunicado do estudo divulgado pela revista "Nature Genetics".

Trata-se de um estudo sem precedentes, no qual os cientistas conseguiram descobrir os segredos evolutivos de algumas variedades locais do milho, revelando a base genética do período de floração e como o milho se adapta a ambientes variáveis.

"A descoberta abre oportunidade para explorar e utilizar a diversidade de raças terrestres para ajudar os criadores a adaptar as culturas à mudança climática e outros desafios emergentes", acrescentou o comunicado divulgado pela "Nature Genetics".

No estudo, foram analisadas mais de 4.000 variedades autóctones de milho do continente americano. Os cientistas estudaram o DNA de cada uma delas utilizando os últimos avanços no setor.

Os pesquisadores da iniciativa MasAgro Biodiversidade/Sementes de Descobrimento desenvolveram uma estratégia experimental única para estudar e aprender mais sobre os genes subjacentes à adaptação do milho.

"Durante o próximo século, os padrões climáticos cada vez mais erráticos e as mudanças ambientais projetadas como resultado da mudança climática mostram que os cultivos como o milho precisarão se adaptar em um ritmo sem precedentes para manter uma produção estável em nível mundial", explicou o comunicado.

Para a pesquisadora do projeto e especialista em genética molecular Sarah Hearne, o estudo "oferece um modelo de como podemos avaliar rapidamente os recursos genéticos de uma espécie de cultivo muito variável como o milho e identificar, em variáveis locais, os elementos do genoma do milho que podem beneficiar os produtores".

Além disso, a coordenadora de melhoramento de milho do Cimmyt, Martha Willcox, ressaltou que é esse é o estudo mais extenso já realizado, em termos de diversidade, sobre a floração do milho.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalGenéticaMilho

Mais de Ciência

Monte Everest cresce devido à erosão de rios, dizem pesquisadores

No Rio, Paes promete Ozempic nas clínicas da família em campanha de reeleição

FDA aprova novo tratamento para esquizofrenia após décadas de estagnação

Missão espacial chinesa planeja construir rede sem fio e geração de energia na Lua