Ciência

Cientistas descobrem exoplaneta maior que Jupiter em sistema com apenas três estrelas

Planeta orbita o sistema estelar HIP 81208, que está localizado a 480 anos-luz da Terra

Exoplaneta: cientistas consideram a descoberta de grande importância para a compreensão dos sistemas estelares complexos (NASA/Divulgação)

Exoplaneta: cientistas consideram a descoberta de grande importância para a compreensão dos sistemas estelares complexos (NASA/Divulgação)

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter da Home

Publicado em 20 de setembro de 2023 às 12h09.

Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 12h20.

Localizado no Chile, o Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul (ESO), capturou uma imagem de um exoplaneta orbitando o sistema estelar HIP 81208, a 480 anos-luz da Terra.

Após a análise, os pesquisadores ficaram surpresos com o tamanho do planeta, com quase 15 vezes a massa de Júpiter, em um sistema solar composto por duas estrelas e uma anã marrom. Embora o sistema estelar já seja conhecido pelos astrônomos, informou a revista Astronomy & Astrophysics.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo em primeira mão. Inscreva-se no Telegram da Exame

O HIP 81208, chamado também de sistema multi estelar, é composto por uma estrela maior que está sendo orbitada de bem perto por uma anã marrom e uma estrela pequena, mais longe. A última abriga o novo exoplaneta ao seu redor.

A estrela anã marrom é apelidada também de "estrela fracassada", porque as estrelas deste tipo não são massivas o suficiente para realizar uma fusão nuclear, porém são grandes demais para serem classificadas como planetas.

Como o exoplaneta foi identificado?

Normalmente, os astrônomos detectam novos planetas por meio de uma uma técnica conhecida como método de trânsito, com a qual são observadas quedas no brilho da estrela, que apontam que alguma coisa passou entre elas e o ponto de observação da Terra. O novo exoplaneta foi identificado a partir de uma imagem direta, coletada pelo dispositivo Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet REsearch ( SPHERE ) do telescópio.

De acordo com o Observatório Europeu do Sul, trata-se do primeiro sistema quádruplo hierárquico já encontrado por meio do imageamento direto. Os pesquisadores consideram a descoberta de extrema importância para a compreensão da formação e evolução de sistemas complexos.

Acompanhe tudo sobre:Planeta TerraPlanetasExoplanetasEspaço

Mais de Ciência

Estresse excessivo pode atrapalhar a memória e causar ansiedade desnecessária, diz estudo

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda

Surto de fungos mortais cresce desde a Covid-19, impulsionado por mudanças climáticas

Meteoro 200 vezes maior que o dos dinossauros ajudou a vida na Terra, diz estudo