Ciência

Cientistas criam material revolucionário usando grafeno

Descoberta combina grafeno com distribuição geométrica. Resultado é material 10 vezes mais resistente que o aço, mas com apenas 5% da densidade

Material: descoberta do MIT é 10 vezes mais resistente do que o aço (MIT/Divulgação)

Material: descoberta do MIT é 10 vezes mais resistente do que o aço (MIT/Divulgação)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 11 de janeiro de 2017 às 12h03.

São Paulo – Cientistas do MIT anunciaram a criação de um material extremamente leve e resistente. Ele é feito usando grafeno e tem resistência 10 vezes maior do que o aço.

Com aparência esponjosa, ele é produzido a partir da compressão e fusão de grafeno—uma forma de carbono de apenas duas dimensões e grande resistência. Devido à sua configuração, é difícil usar o grafeno na produção de objetos. O novo material promete popularizar o seu uso em funções práticas.

A descoberta, no entanto, se baseia mais nas formas geométricas usadas. “Você pode substituir o material em si por qualquer outro”, diz em comunicado no site do MIT Markus Buehler, chefe do departamento de engenharia civil e ambiental da instituição. “A geometria é o fator dominante. É algo que tem potencial para transformar muitas coisas.”

Apesar de ser 10 vezes mais resistente do que o aço, o novo material tem apenas 5% da sua densidade--resultando em objetos e partes mais mais leves do que os equivalentes construídos com aço.

A expectativa é que materiais criados usando essa tecnologia sejam usados na criação de aviões, grandes construções e carros. Com as formas geométricas, os materiais passam a suportar muito mais pressão—fazendo da descoberta importantes nos setores comentados acima.

A descoberta foi publicada pelos pesquisadores no periódico científico Science Advances. O site Fast Company Design já sonha com o uso do material. Uma das possibilidades levantadas por eles é que a leveza e resistência serão essenciais no desenvolvimento de tecnologias para exploração espacial.

Assista abaixo a um vídeos (em inglês) sobre a descoberta.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EngenhariaGrafenoMateriaisMIT

Mais de Ciência

Medicamento parecido com Ozempic reduz sintomas de abstinência de cocaína, revela estudo

Arqueólogos descobrem primeira tumba de faraó em mais 100 anos

Brasil avança no uso de germoplasma e fortalece melhoramento genético

Este é o cão com a mordida mais forte do mundo – e não é o pitbull