Ciência

Cientistas chineses descobrem como novo coronavírus entra no organismo

Em velocidade sem precedentes na história da ciência, os especialistas concluíram que o vírus se liga a uma proteína presente na membrana celular

Coronavírus: o próximo passo para os cientistas é ampliar o estudo para definir a estrutura completa dessa proteína (Javier Zayas Photography/Getty Images)

Coronavírus: o próximo passo para os cientistas é ampliar o estudo para definir a estrutura completa dessa proteína (Javier Zayas Photography/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de março de 2020 às 18h18.

Última atualização em 13 de março de 2020 às 12h14.

Em velocidade sem precedentes na história da ciência, especialistas chineses já descobriram os mecanismos pelos quais o novo coronavírus entra no organismo humano. A descoberta, publicada em caráter extraordinário na Science, é crucial para o desenvolvimento de medicamentos, vacinas e novos testes de diagnóstico para o Covid-19.

Segundo o novo estudo, o vírus se liga a uma proteína presente na membrana celular. Ao determinar a proteína que serve de porta de entrada para a doença, os cientistas oferecem um importante alvo para a ação de novas drogas. O próximo passo é ampliar o estudo para definir a estrutura completa dessa proteína.

"Nossas descobertas não apenas lançam luz sobre a compreensão dos mecanismos da infecção viral, como também vão facilitar o desenvolvimento de técnicas de detecção viral e potenciais medicamentos antivirais", afirmaram os autores, em nota oficial.

O estudo foi realizado por pesquisadores do Instituto para Estudos Avançados de Hangzhou, da Universidade Westlake de Hangzhou e da Universidade de Pequim. Uma das características positivas da nova epidemia é a rapidez com que a comunidade científica vem oferecendo informações sobre o vírus recém-descoberto.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPesquisas científicasCoronavírus

Mais de Ciência

Apenas perda de peso? Cientistas criam teste que ajuda a prever outros efeitos do Ozempic no corpo

9 em cada 10 pacientes já abandonaram consultas sem se sentir ouvidos pelos médicos, revela pesquisa

Biofarmacêutica chinesa CanSino Biologics inicia exportação de vacina contra meningite

Como se reverte a intoxicação por metanol? Veja de que forma os antídotos agem no corpo