Ciência

Céu de março tem eclipses e equinócio de outono: veja as datas dos fenômenos e como observá-los

Neste mês, a nova estação começa após o eclipse lunar total

Mateus Omena
Mateus Omena

Repórter

Publicado em 5 de março de 2025 às 16h00.

Tudo sobreAstronomia
Saiba mais

Após as festividades do carnaval, março significa o início do ano para muitos brasileiros. Mas, o período pode surpreender. Os próximos 30 dias contam com grandes eventos astronômicos que ficarão visíveis para muitas pessoas e provocar fortes emoções.

O grande destaque do mês é o eclipse total da Lua, visível em todo o Brasil na madrugada de 14 de março. Será a primeira oportunidade para observar esse fenômeno no país desde maio de 2022.

Além disso, a chegada do outono no hemisfério sul marcará o fim do verão, trazendo dias mais curtos e, possivelmente, temperaturas mais amenas.

Veja a seguir o calendário astronômico de março

8 de março – Mercúrio ao entardecer

Mercúrio, o mais difícil de se observar entre os planetas clássicos, estará em sua máxima elongação. Esse é o melhor momento para tentar localizá-lo brilhando próximo ao horizonte oeste, cerca de 30 minutos após o pôr do sol.

14 de março – Eclipse lunar total

Nesta data, a Lua passará completamente pela sombra da Terra, adquirindo um tom avermelhado característico. O fenômeno poderá ser visto de todo o Brasil, com o ápice da fase total ocorrendo às 3h58 da madrugada.

20 de março – Equinócio de outono

Às 6h01 (horário de Brasília), o Sol cruzará o equador celeste em direção ao hemisfério norte, marcando o início do outono no hemisfério sul. As noites começarão a se alongar, enquanto, no hemisfério norte, tem início a primavera.

29 de março – Eclipse solar parcial

Nesse dia, a Lua ficará entre a Terra e o Sol, mas sem um alinhamento perfeito, resultando em um eclipse parcial. O fenômeno será visível apenas em algumas regiões do hemisfério norte, com exceção do Brasil, onde apenas moradores do norte do Amapá poderão acompanhá-lo.

Acompanhe tudo sobre:EclipsesAstronomiaCuriosidadesPlanetas

Mais de Ciência

Cientistas do MIT criam dispositivo que transforma ar do deserto em água potável

Netflix e Nasa fecham parceria inédita para transmitir lançamentos de foguete no streaming

Asteroide com potencial de destruir cidade inteira na Terra pode colidir com Lua em menos de 10 anos

As mulheres precisam de mais sono que os homens? A ciência explica