Ciência

Campanha realiza teste gratuito de hepatite C em todo o Brasil

O teste é rápido e feito com apenas algumas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo

Diagnóstico: sendo positivo, as pessoas serão orientadas e encaminhadas para o tratamento adequado e gratuito em uma unidade da ABPH (Francois Nascimbeni/AFP)

Diagnóstico: sendo positivo, as pessoas serão orientadas e encaminhadas para o tratamento adequado e gratuito em uma unidade da ABPH (Francois Nascimbeni/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 24 de julho de 2017 às 14h54.

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Combate às Hepatites. A doença viral do tipo C é a mais comum e é meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) erradicá-la até 2030.

Com o objetivo de identificar e tratar o maior número de pessoas portadoras do vírus, a Semana Hepatite Zero realiza testes rápidos de hepatite C em todo o Brasil entre 24 e 28 de julho.

A campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) em parceria com o Rotary Club. Em 2016, mais de 100 mil pessoas fizeram o teste, das quais 1.015 foram diagnosticadas com a doença e encaminhadas ao tratamento adequado.

O teste é rápido e feito com apenas algumas gotas de sangue retiradas da ponta do dedo. Com o diagnóstico positivo, as pessoas serão orientadas e encaminhadas para o tratamento adequado e gratuito em uma unidade da ABPH.

A hepatite C é uma infecção causada por um vírus transmitido através do contato com sangue contaminado. Embora ataque, principalmente, o fígado - chegando a desencadear cirrose ou câncer -, a doença interfere na ação da insulina no organismo e pode causar diabetes tipo 2.

Porém, a doença é silenciosa, ou seja, não há sintomas na maioria dos casos. No Brasil, ela atinge 2 milhões de pessoas, das quais 70% não sabem que a possuem e apenas 10% foram tratadas.

A boa notícia é que a doença tem cura: 95% dos casos mundiais em um período de três a seis meses de tratamento, segundo a OMS. Assim, entidades e sociedades médicas alertam para a importância de se fazer o teste.

Serviço - São Paulo

Quando?

De 24 a 28 de julho, das 8h às 17h

Onde?

Terminais rodoviários do Tietê, Barra Funda, Jabaquara e Guarulhos.

Estações Brás, Santana e Tamanduateí do Metrô.

Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo, Cidade Ademar, Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Lapa e Osasco.

A campanha está em todo o Brasil, e as demais cidades serão atualizadas pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite no Facebook.

Acompanhe tudo sobre:SaúdeDoençasHepatite

Mais de Ciência

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos

Após 600 anos, peste negra voltou? O que se sabe sobre caso registrado da doença e possíveis riscos