Ciência

Calor recorde é registrado em geleira da Patagônia Argentina

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) vem registrando eventos meteorológicos extremos "literalmente diariamente" em diversos pontos do planeta

Geleira Perito Moreno, na Patagônia Argentina: temperatura extrema deve acelerar o derretimento do gelo (Christof Berger/Wikimedia Commons)

Geleira Perito Moreno, na Patagônia Argentina: temperatura extrema deve acelerar o derretimento do gelo (Christof Berger/Wikimedia Commons)

E

EFE

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 19h28.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2019 às 19h30.

Genebra — A pré-disposição a temperaturas extremas em diferentes partes do mundo continua e nesta vez atingiu o glaciar argentino de Perito Moreno, onde ontem foi registrado um recorde de temperatura, com 35,6 graus centígrados.

Assim anunciou nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM), cujos serviços estão registrando eventos meteorológicos extremos "literalmente diariamente" em diversos pontos do planeta, segundo declarou em entrevista coletiva seu porta-voz em Genebra, Claire Nullis.

As duas últimas semanas de janeiro foram marcadas por uma perigosa onda de frio na América do Norte, incêndios florestais na Austrália e precipitações intensas na América do Sul.

A última novidade é que após ter sofrido com uma onda de frio polar que deixou pelo menos 21 mortos, as temperaturas no leste dos Estados Unidos passaram a atingir de níveis mínimos a níveis particularmente elevados para esta época do ano, com até 15 graus centígrados em Nova York.

No outro lado do planeta, na Austrália, foram registrados os meses de dezembro e janeiro mais quentes desde que há registros, com áreas que foram atingidas, em menos de dez dias, por precipitações equivalentes a um ano.

Na América do Sul, particularmente no Chile e na Argentina, foram registrados recorde de altas temperaturas em janeiro e essa tendência prossegue, sustentou a porta-voz da OMM.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalArgentinaClimaMudanças climáticas

Mais de Ciência

Monte Everest cresce devido à erosão de rios, dizem pesquisadores

No Rio, Paes promete Ozempic nas clínicas da família em campanha de reeleição

FDA aprova novo tratamento para esquizofrenia após décadas de estagnação

Missão espacial chinesa planeja construir rede sem fio e geração de energia na Lua