Café: não vá exagerar no consumo da bebida (Daniel Grizelj/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 4 de maio de 2020 às 11h40.
Trabalhar de casa, fazer menos exercícios físicos e assaltar mais vezes a geladeira: é essa a realidade de muitas pessoas ao redor do mundo durante a quarentena imposta pela pandemia de coronavírus. Mas, segundo um estudo feito pela Universidade de Illinois, o café pode ser um grande aliado para não ganhar peso durante esse período.
O estudo foi conduzido em ratos e apontou que chá mate e cafeína podem ser considerados agentes contra a obesidade. Ratos que consumiram cafeína extraída do mate ganharam 16% menos peso e acumularam 22% menos gordura corporal do que aqueles que consumiram chás descafeínados.
Outros benefícios do café encontrados pelo estudo incluem redução do risco de câncer, diabetes e doenças cardíacas.
Mas não vale tomar dois litros de café por dia. Em 2017, um estudo feito pela Food and Chemical Toxicology, apontou que a quantidade ideal é de 400 miligramas diários --- ou três xícaras de 150 miligramas.
Apesar de ser uma bebida termogênica, que ajuda a queimar mais calorias acelerando o metabolismo temporariamente, o café não é uma fórmula mágica.
A bebida pode ser consumida para ajudar na manutenção do peso, mas é preciso manter uma dieta balanceada de proteínas, gorduras e carbotidratos, especialmente com alimentos de baixo índice glicêmico (batata-doce, arroz integral, aveia, verduras e legumes), que alimentam a não estimulam o acúmulo de gordura como sobremesas e bebidas açucaradas. Também é importante manter uma rotina de atividade física, mesmo no período da quarentena (alguns apps podem ajudar nessa missão). Caso contrário, o efeito positivo do café para a manutenção do peso será mínimo.