Ciência

Brotoeja: entenda as causas, sintomas e como evitar

Conhecida como brotoeja, a miliária é uma dermatite causada pela obstrução das glândulas sudoríparas, resultando em irritação da pele

Saiba mais sobre os sintomas, formas de prevenção e cuidados necessários para brotoeja (Tanja Ivanova/Getty Images)

Saiba mais sobre os sintomas, formas de prevenção e cuidados necessários para brotoeja (Tanja Ivanova/Getty Images)

Edicase
Edicase

Agência de notícias

Publicado em 9 de junho de 2023 às 09h32.

Popularmente conhecida como brotoeja, a miliária (como é chamada pelos médicos) é uma dermatite inflamatória que tem relação com a obstrução das glândulas sudoríparas. Isto é, o suor não chega à superfície da pele e causa irritação.

“Ambientes quentes e úmidos, excesso de roupas de frio e febre alta são alguns dos fatores que contribuem com o aparecimento das lesões, que afetam tronco, pescoço, virilhas, axilas e dobras da pele”, explica a Dra. Patrícia Maluly, dermatologista.

Sintomas das brotoejas

Em casos mais leves, a brotoeja aparece como pequenas bolhas de água; bolhas de água e pápulas vermelhas nos estágios intermediários e, em casos mais graves, essas bolhas de água aparecem com pus e têm grande chance de infecção bacteriana secundária, podendo, inclusive, causar febre.

Como evitar brotoejas?

Algumas atitudes simples são bastante efetivas para evitar o desenvolvimento das brotoejas. “Dias quentes e muita roupa são coisas que não combinam e, para evitar as brotoejas, mantenha sempre a pele limpa e seca. No calor, mantenha os lugares arejados e evite atividades que o faça suar muito”, aconselha a Dra. Patrícia Maluly. “Roupas de algodão ou de fibra natural são mais indicadas para evitar o aparecimento das lesões”, completa.

Brotoeja em bebês e crianças

Essa também é uma inflamação muito comum entre bebês e crianças. Por isso, é indicado estar atento ao calor e umidade a que eles são submetidos. “Não é indicado uso de loções, cremes ou talco sem orientação médica. Como são frágeis, estão mais suscetíveis a encontrar problema na transpiração, onde ocorre o aparecimento das brotoejas”, esclarece a dermatologista. Logo, ao notá-las na pele, o indicado é procurar ajuda médica.

Acompanhe tudo sobre:Portal EdiCaseSaúdeSaúde e boa forma

Mais de Ciência

Novo vírus transmitido por carrapato atinge cérebro, diz revista científica

Por que a teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros pode estar errada

Novo Nordisk busca aprovação de medicamento contra obesidade em crianças menores de 12 anos

Reino Unido testa vacina contra câncer que mata 1,8 milhão de pessoas por ano