Ciência

Brasileiros poderão concorrer à viagem espacial da empresa de Jeff Bezos; veja como se inscrever

Iniciativa usa aplicativo integrado ao Telegram para engajar participantes em ranking global e votação por blockchain

Seis assentos foram disponibilizados para a missão, sendo cinco reservados a representantes de Nigéria, Índia, Indonésia, Brasil e Tailândia (Gregg Newton/AFP)

Seis assentos foram disponibilizados para a missão, sendo cinco reservados a representantes de Nigéria, Índia, Indonésia, Brasil e Tailândia (Gregg Newton/AFP)

Publicado em 7 de outubro de 2025 às 06h47.

A Space Exploration & Research Agency (SERA) lançou uma plataforma digital que oferece ao público a possibilidade de concorrer a uma viagem espacial na missão New Shepard, da empresa Blue Origin, fundada por Jeff Bezos.

O sistema, acessível via aplicativo gratuito integrado ao Telegram, permite que os usuários participem de desafios, acumulem pontos e disputem vagas.

O ranking global é definido pelo sistema de pontuação SpaceDust, e os mais bem classificados passam a ser elegíveis para uma votação pública realizada na TON (The Open Network), blockchain associada ao Telegram.

Vagas reservadas para cinco países e como concorrer

Seis assentos foram disponibilizados para a missão, sendo cinco reservados a representantes de Nigéria, Índia, Indonésia, Brasil, Tailândia e um aberto a candidatos de outros países.

Segundo Joshua Skurla, cofundador da SERA, o objetivo é tornar o processo de seleção de astronautas mais inclusivo. “É a primeira vez que um programa espacial está nas mãos das pessoas”, afirmou em nota.

Além da seleção de participantes, a plataforma conta com o SERA Science Platform, que permite submissão e votação de experimentos científicos a serem realizados em microgravidade.

O modelo adota princípios da DeSci (ciência descentralizada), permitindo que estudantes e pesquisadores proponham e avaliem projetos de forma colaborativa.

O aplicativo pode ser acessado pelo link: https://t.me/sera_mission_control_bot/app, redirecionando para a página de boas-vindas no Telegram. Ao selecionar “Getting Started”, os usuários iniciam o processo de inscrição e participação nos desafios.

Acompanhe tudo sobre:jeff-bezosindústria aeroespacialFoguetes

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul