Cafés especiais: um convite para desbravar novos universos (iStock/Getty Images)
Repórter
Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 13h53.
Última atualização em 19 de fevereiro de 2025 às 14h03.
Para muitas pessoas, o dia realmente só começa após uma boa xícara de café, que ajuda a aumentar a concentração e combater o sono. Mas agora, quem aprecia a bebida tem mais um motivo para consumi-la.
Um estudo de 2022, realizado pela Johns Hopkins Medicine, descobriu que tomar uma xícara de café por dia pode reduzir o risco de lesões renais agudas.
A FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) afirma que o consumo diário de até 400 mg de cafeína (aproximadamente duas ou três xícaras de 355 ml) não costuma causar efeitos adversos.
A pesquisa também revelou que o consumo moderado de café pode diminuir em 15% a probabilidade de desenvolver problemas renais. Além disso, quem consome de duas a três xícaras por dia pode ter uma redução do risco de 22% a 23%.
“Embora já soubéssemos da relação entre o café e a prevenção de doenças crônicas, como diabete tipo 2, doenças cardiovasculares e hepáticas, agora podemos acrescentar à lista de benefícios a redução do risco de lesão renal aguda”, afirmou o Dr. Chirag Parikh, diretor da Divisão de Nefrologia e professor da Universidade Johns Hopkins.
Apesar dos resultados promissores, especialistas alertam que são necessárias mais pesquisas para confirmar a relação entre o consumo de café e a função renal.
O Dr. Parikh sugere que o efeito positivo do café pode estar relacionado à melhora da perfusão sanguínea e ao consumo de oxigênio nos rins, possivelmente pela ação da cafeína ou a combinação com outros compostos bioativos presentes na bebida.