Ciência

Bactéria presente na saliva dos pets pode matar humanos até com lambida

Mulher morreu nos EUA após ter sido infectada pela bactéria capnositopefaga. Médicos suspeitam que a causa seja a lambida de seu cachorro.  

Mulher com cachorro (fcscafeine/Thinkstock)

Mulher com cachorro (fcscafeine/Thinkstock)

Mariana Desidério

Mariana Desidério

Publicado em 25 de agosto de 2018 às 11h23.

Última atualização em 25 de agosto de 2018 às 11h33.

São Paulo – Uma bactéria presente na saliva da maioria dos cães e gatos pode levar o ser humano à morte. A bactéria é a capnositopefaga e a infecção pelo contato com ela é raríssima.

Mas uma mulher morreu nos Estados Unidos neste mês, após ter sido infectada pela bactéria. Os médicos suspeitam que a infecção tenha sido causada por uma lambida de seu cachorro.

Em entrevista à CNN, o marido da vítima disse que a família suspeitou que ela tivesse apenas uma gripe. Mas os antibióticos comuns não tiveram efeito e, depois de dois dias internada, ela faleceu.

Segundo os médicos que atenderam a paciente, o contato com a bactéria capnositopefaga é raramente problemático e quase nunca fatal. Mas, para algumas pessoas, as consequências podem ser devastadoras.

Em outro caso recente, um homem teve uma perna amputada devido a uma infecção causada pela mesma bactéria. A causa mais provável do problema, de novo, é a lambida de um cachorro. Assim como no caso anterior, os médicos ressaltam que a infecção é extremamente rara, em especial quando não há mordida do bicho.

Segundo o jornal The Independent, apenas 500 casos de infecção causada por capnositopefaga foram registrados nos Estados Unidos e no Canadá, sem que houvesse uma mordida de animal.

Acompanhe tudo sobre:CachorrosInfecções bacterianas

Mais de Ciência

Pesquisadores ligam intestino ao Alzheimer e mostram que dieta pode ajudar a frear inflamação

Cabe um docinho? Estudo explica por que sempre sobra espaço para sobremesas ao final das refeições

SpaceX adia lançamento do Starship após problemas técnicos

Como identificar mentirosos? Cientista revela técnica 'infalível' para desmascarar os inimigos