A China vem colecionando diversos avanços recentes na exploração espacial (Reprodução X )
Redação Exame
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 10h22.
A China informou que dois de seus astronautas completaram uma caminhada espacial de nove horas na terça-feira, 17, batendo o recorde anterior que pertencia aos Estados Unidos, estabelecido em 2001.
Cai Xuzhe e Song Lingdong, integrantes da tripulação do voo espacial Shenzhou-19, concluíram a caminhada espacial pouco antes das 22h, horário de Pequim, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China.
O recorde anterior dos EUA de oito horas e 56 minutos foi estabelecido pelos astronautas James Voss e Susan Helms em 12 de março de 2001, de acordo com a Nasa.
A China vem colecionando diversos avanços recentes na exploração espacial - um dos principais foi a sonda que retornou à Terra com mostra do chamado "lado oculto" da Lua.
O país também está tentando se tornar o segundo país, depois dos EUA, a pousar no satélite natural da Terra. A missão deve ocorrer até 2030.
A agência espacial dos Estados Unidos, Nasa, anunciou no início do mês um novo atraso de um ano em sua missão de retorno à Lua devido a problemas técnicos, postergando a chegada dos astronautas à superfície lunar para 2027.
Este anúncio representa um novo revés para o programa Artemis, a principal iniciativa da Nasa, e ocorre a poucas semanas da posse do presidente eleito Donald Trump, que ainda não detalhou suas intenções para essa missão.