Ciência

Astronauta japonês Norishige Kanai cresce 9 centímetros no espaço

Crescimento do astronauta ocorreu devido à imponderabilidade

Norishige Kanai: astronauta japonês, de 41 anos, lembrou que não crescia desta forma desde a adolescência (Twitter/Reprodução)

Norishige Kanai: astronauta japonês, de 41 anos, lembrou que não crescia desta forma desde a adolescência (Twitter/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 9 de janeiro de 2018 às 11h58.

Última atualização em 9 de janeiro de 2018 às 12h19.

Moscou - O japonês Norishige Kanai cresceu nove centímetros durante sua estadia na Estação Espacial Internacional (EEI) devido à imponderabilidade, de acordo com um post feito pelo astronauta nesta terça-feira no Twitter.

"Hoje tenho uma notícia importante. Passei no exame médico com medição dos parâmetros físicos e acontece que a minha estatura aumentou em 9 centímetros. Assim cresci em três semanas", escreveu Kanai, que chegou à EEI em 19 de dezembro a bordo da nave pilotada russa Soyuz.

O astronauta japonês, de 41 anos, lembrou que não crescia desta forma desde a adolescência.

"Isto não acontecia desde os tempos de ensino secundário. Agora estou preocupado se vou caber no assento da nave espacial Soyuz", acrescentou, citado pela agência russa "TASS".

O cirurgião russo Vladimir Joroshev disse à "RIA Novosti" que a drástica mudança da estatura "é fácil de explicar".

"O tecido cartilaginoso se modifica em condições de falta de peso. A nossa coluna espinhal é composta não só por vértebras, que são um tecido ósseo, mas também pelos discos intervertebrais, que são tecido cartilaginoso", explicou o cirurgião.

Esse tecido cartilaginoso é muito flexível e suscetível de sofrer mudanças, a diferença dos ossos, que permanecem impassíveis em condições de imponderabilidade.

"Quando a carga sobre a coluna vertebral se reduz em dezenas de vezes em condições de imponderabilidade, o tecido cartilaginoso dos discos intervertebrais se alarga, o que leva ao aumento da longitude do corpo", concluiu Joroshev.

Kanai, engenheiro a bordo em sua primeira missão espacial, chegou à EEI junto ao russo Anton Shkaplerov e o americano Scott Tingle.

Os três astronautas, que permanecerão no espaço cerca de meio ano, se somaram ao russo Alexandr Misurkin e os americanos Mark Vande Hei e Joseph Acaba, que estão na EEI desde setembro.

A EEI, um projeto de mais de US$ 150 bilhões no qual participam 16 nações, atualmente está integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil quilômetros por hora a uma distância de 400 quilômetros da Terra.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoJapãoAstronautas

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul