Ciência

AstraZeneca ou Pfizer? Estudo investigou qual é a melhor vacina

O levantamento foi realizado com informações de 370 000 pessoas vacinadas

 (Pedro Nunes/Reuters)

(Pedro Nunes/Reuters)

É inevitável que as pessoas procurem dar preferência pela vacina de maior porcentagem divulgada. No entanto, um estudo publicado nesta sexta-feira, 23, mostra que, entre Pfizer e AstraZeneca, qualquer uma das opções é boa e segura.

Realizado com mais de 370 000 pessoas no Reino Unido, o levantamento conseguiu as seguintes respostas: a partir de 21 dias após a vacinação, uma única dose da vacina AstraZeneca conseguiu 64% de eficácia contra qualquer infecção; o imunizante da Pfizer foi 67% eficaz. Em uma única dose, as duas vacinas também foram igualmente bem contra infecções sintomáticas, reduzindo a probabilidade de se ter em cerca de 70%.

Algumas pessoas infectadas, com ou sem sintomas, costumam ter a carga viral elevada, o que as torna mais contagiosas. Nessa medida, novamente, as duas vacinas tiveram desempenho igualmente bons, prevenindo cerca de 75% dos casos de altas carga viral. Dados para comparar as duas doses de cada vacina ainda estão sendo coletados. Mas esses resultados sugerem que os imunizantes são mais semelhantes do que se poderia imaginar.

 

Acompanhe tudo sobre:AstraZenecaPfizer

Mais de Ciência

Telescópio da Nasa mostra que buracos negros estão cada vez maiores; entenda

Surto de fungos mortais cresce desde a Covid-19, impulsionado por mudanças climáticas

Meteoro 200 vezes maior que o dos dinossauros ajudou a vida na Terra, diz estudo

Plano espacial da China pretende trazer para a Terra uma amostra da atmosfera de Vênus