Ciência

Após Katy Perry, Blue Origin anuncia nova tripulação para 32º voo espacial

Voo tripulado da empresa de Jeff Bezos terá 11 minutos de duração e contará com o primeiro neozelandês no espaço

 (Blue Origin/Divulgação)

(Blue Origin/Divulgação)

Publicado em 23 de maio de 2025 às 12h33.

A empresa espacial Blue Origin, de Jeff Bezos, anunciou os nomes dos seis passageiros que farão uma viagem suborbital pelo espaço com duração prevista de 11 minutos. O voo será o 32º tripulado da companhia.

Conheça os 'astronautas' que integrarão a missão:

  • Mark Rocket, da Nova Zelândia, CEO da Kea Aerospace, empresa fabricante de aeronaves não tripuladas para coleta de dados na estratosfera. Rocket é o primeiro neozelandês a viajar ao espaço e mudou seu nome em homenagem à paixão pelo universo espacial.
  • Jesse Williams, do Canadá, CEO da Car History Group, que oferece histórico de veículos para compradores. É empreendedor desde os 15 anos e fundador de várias empresas, como eDirect, WuYi Tea e Dazzle White.
  • Paul Jeris, dos Estados Unidos, empresário do setor imobiliário e filho de um engenheiro da NASA. Já visitou mais de 149 países e cresceu assistindo aos lançamentos das missões Apollo e Viking.
  • Amette Medina Jorge, norte-americana e professora de ciências no Texas, com experiência em mais de 60 experimentos em gravidade zero e vencedora do Prêmio Trailblazing STEM Educator.
  • Jamie Alemán, ex-embaixador do Panamá nos EUA e advogado. Visitou todos os 193 países reconhecidos pela ONU e os polos Norte e Sul, sendo a primeira pessoa com essa experiência a ir ao espaço.
  • Gretchen Green, médica radiologista norte-americana e membro do conselho da US Space & Rocket Center Foundation. Participou quatro vezes do Space Camp e fundou The Expert Resource, conectando médicos especialistas a advogados.
No voo anterior da Blue Origin, estiveram a cantora Katy Perry, a engenheira aeroespacial da NASA Aisha Bowe, a produtora Kerianne Flynn, a ativista Amanda Nguyen, além das jornalistas Gayle King e Lauren Sánchez.

A data do lançamento da missão ainda não foi divulgada pela empresa.

Acompanhe tudo sobre:Espaçojeff-bezosBlue Origin

Mais de Ciência

Por que Napoleão foi derrotado na Rússia? Estudo tem novas respostas

IA desenvolve relógio biológico que mede envelhecimento com precisão

Índia investe em 'semeadura de nuvens' para melhorar a qualidade do ar

Meteoro 'bola de fogo' surpreende ao iluminar o céu do Rio Grande do Sul