Brasil

Academia Nacional de Medicina ganha novos membros

Antonio Egidio Nardi é professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)


	Acadêmico publicou mais de 380 artigos científicos em revistas internacionais de alto fator de impacto
 (Getty Images)

Acadêmico publicou mais de 380 artigos científicos em revistas internacionais de alto fator de impacto (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 16h09.

São Paulo – O psiquiatra Antonio Egidio Nardi tomou posse no dia 13 de novembro na cadeira 03 da Secção de Medicina da Academia Nacional de Medicina, cujo patrono é Agostinho Jose de Souza Lima e o último ocupante é o agora Emérito Eusthachio Portella Nunes Filho.

Nardi é professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Laboratório de Pânico e Respiração.

Publicou mais de 380 artigos científicos em revistas internacionais de alto fator de impacto e é autor de vários livros e capítulos de livros. Entre suas linhas de pesquisa atuais está o transtorno de pânico com o objetivo de identificar alterações fisiológicas à exposição em ambiente de realidade virtual.

O novo acadêmico possui graduação em Medicina pela UFRJ (1984), mestrado (1989) e doutorado (1992) em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental, pela mesma universidade. Fez pós-doutorado no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, em 1997 e 1998. Obteve o título de Livre-Docente em Psiquiatria em 2004 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 27 de novembro, será a vez de Celso Ferreira Ramos Filho tomar posse na cadeira 20, Secção de Medicina, cujo patrono é Francisco de Paula Cândido.

Ramos graduou-se pela UFRJ em 1971, tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (Departamento de Educação da PUC-Rio), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias (UFRJ) e especialização em Epidemiologia Clínica pela Universidade de Newcastle (Austrália).

É professor adjunto da UFRJ e da Faculdade Souza Marques. Foi docente da Faculdade de Ciências Médicas de Volta Redonda (1975-1978) e professor auxiliar da Escola de Medicina e Cirurgia, da UniRio (1975-1978).

Ramos é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e da Associação Médica Brasileira. É presidente das Sociedades de Infectologia do Rio de Janeiro, Brasileira de Infectologia, de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:MedicinaMédicosSaúde

Mais de Brasil

Enem 2024: quem faltou no primeiro dia pode fazer a segunda prova?

Quais as regras para transportar animais no carro? Veja o que diz a lei

Eleições municipais revelaram que o povo não quer radicalização, diz Temer

Quais matérias vão cair no segundo dia do Enem 2024?